top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

365 Motivos Para Agradecer.



A tradição de comemorar o Dia de Ações de Graças não é exclusividade dos Estados Unidos, vários outros países também possuem uma data oficial para agradecer. Mesmo que; para alguns desses países; a motivação para implementar um dia dedicado para refletir e celebrar o dia de ações de graças tenha surgido através da influência norte americana, cresce mundialmente a consciência sobre a importância de praticar a gratidão.

Agradecer é um ato de reconhecimento de um benefício proporcionado por alguém caracterizado por um ato nobre de quem agradece. Muitas pessoas admitem que já receberam de alguém um bem tão valioso em alguma determinada fase da vida que, mesmo que se dedicassem exclusivamente a agradecer à quem lhe beneficiou, jamais poderiam alcançar tamanha gratidão. Quem poderia dizer como agradecer o gesto de uma mãe dedicada que não só ajuda a gerar uma #vida e se dispõe a dar o melhor de si de forma total e completa para um filho durante a sua existência. Através do cuidado, do amor incondicional, do companheirismo e proteção uma mãe especial não exige nada em troca, muito menos um agradecimento.


Muitos são os motivos para agradecer. A cada dia em que estamos vivos, somos cercadas de pessoas e circunstâncias, desde as mais simples até aquelas surpreendentes, que dificilmente escapa dos nossos olhos. Ao pensar em 365 motivos para agradecer, ou seja; uma motivo para cada dia do ano, o desafio seria abrir a mente para os mínimos detalhes que nos cercam a cada momento. Poder experimentar de forma reflexiva, o ato de agradecer pode ser transformador. Quem reconhece o privilégio que a vida oferece com tantas oportunidades e desafios que nos levam a confrontar entre o que temos e o que não temos.


Normalmente a nossa tendência é sempre enumerar o que não temos como: o que não conquistamos, a falta de acesso, o excesso de problemas e etc... Mas quando alcançamos um nível de sabedoria ao ponto de reverter o olhar para a vida de maneira à admirarmos tudo que temos; fazendo disso o melhor destaque de cada momento, só ganhamos com isso. Ao permitir que a nossa mente possa perceber as mínimas coisas que promovem a nossa sobrevivência ou até a abundância de oportunidades que temos, todos os dias, que muitas das vezes para que aconteçam basta que creiamos, podemos nos tornar geradoras da gratidão.


Agradecer também é uma arma poderosa que pode contribuir para construção de pontes que levam a união entre povos e gerações. Porém além disso, existem muitos benefícios para a saúde de quem tem um coração grato e para quem recebe a gratidão direta do beneficiado.


O Benefício da Gratidão à Saúde.


O blog da Universidade de Harvard sobre #saúde, a Health Harvard Publishing divulgou o resultado de um estudo feita por dois psicólogos de duas universidades americanas sobre os efeitos à saúde relacionados a gratidão. Os pesquisadores que desenvolveram esse estudo, afirmam que a gratidão está relacionada com a formação; tanto: moral, da gentileza, da generosidade além do bem estar do ser humano. Durante o estudo, os participantes foram divididos em dois grupos que tinham que escrever cinco frases por semana durante dez semanas, sempre focando em um assunto específico. Sendo que para um dos grupos, os participantes foram orientados a escrever de forma positiva, já o segundo deveriam descrever o que os irritavam diante da situação apresentada em cada frase. Quando questionados sobre se haviam percebido alguma mudança de humor ou de comportamento durante o período do #estudo, os participantes que escreveram de forma positiva disseram que se sentiam melhor diante a vida e que se encontravam mais saudáveis também fisicamente. Mesmo que esse estudo não foi capaz de responder se existe uma relação de causa e efeito entre a gratidão e a saúde mas outros estudos demonstram que é possível sim #fortalecer o bem estar através do ato da gratidão.


O Desafio da Gratidão.


Gostaria então de desafiar a você a escrever um lista dos principais motivos pelo os quais você é grato. Iniciando hoje, experimente durante as próximas semanas fazer uma lista por semana de tudo que vem a sua mente que você reconhece que é ou que foi um benefício ou prefiro assim chamar de #bênção na sua vida. Pode ser as pequenas coisas como, a capacidade de enxergar, de poder ver o que está a sua volta. Para te ajudar, segue algumas #dicas.


1. Tome nota - Anote em um caderno, ou em algum lugar de fácil acesso de maneira de manter a sua lista organizada além de facilitar a visualização.


2. Compartilhe com alguém do seu ciclo de amizade - Sempre que tiver uma oportunidade, conte para um amigo, parente ou até mesmo um colega de trabalho sobre o que significa para você reconhecer esses motivos para agradecer.


3. Faça uma reflexão - mentalize o que representa para a sua vida poder agradecer por algo ou por alguém.


4. Expresse gratidão - Enquanto você participa desse desafio, procure alguém para verbalizar a #gratidão que você tem por essa pessoa ou expresse de uma forma criativa o seu reconhecimento.


5. Compartilhe - Durante um evento importante, como o jantar do Dia de Ações de Graças desta semana, compartilhe a sua lista e encoraje outras pessoas a fazerem o mesmo, sempre respeitando o tempo e a individualidade de todos.


6. Tome uma decisão - Escolha fazer desse desafio um hábito e quem sabe também vai acabar se surpreendendo.


Gostaria de aproveitar para agradecer pela a oportunidade de poder compartilhar informações com as leitoras. Agradeço também e principalmente à #Deus por tudo que ele me proporcionou durante esse ano, principalmente pela a paz de poder continuar vencendo as lutas e os desafios diários enfrentados pela a minha amada família.

Visite o Instagram do #PDF. @plataformadigitalfeminina

26 visualizações0 comentário
bottom of page