Buscar
  • Lidia Ferreira

Como Empreender Com Sucesso


Um dos objetivos da Plataforma Digital Feminina, é colaborar com empreendedoras que buscam uma ampliação e reconhecimento no mercado, enquanto ao mesmo tempo, desejam gerar impacto social.


Inicio aqui, uma série de quatro artigos sobre empreendedorismo. Cada artigo, estará focando em um perfil de empreendedor, de acordo com o nível que você, ou sua empresa se encontra nesse momento.


No primeiro artigo, é para quem está procurando identificar como transformar uma ideia em um negócio de sucesso, mais não sabe ao certo como começar; ou para aquelas que já estão desenvolvendo um trabalho, mas que ainda falta elaborar um planejamento mais efetivo.


Perfil 1: Deseja iniciar a empreender, ou já possui uma pequena empresa, mas reconhece que precisa aprender a fazer um planejamento eficaz e prático.


Potencializar o seu negócio pode parecer bastante complicado, principalmente se o planejamento é algo que foi deixado de lado. A maioria das empresas não conseguem sobreviver por cinco anos, justamente pela a falta de um plano bem estruturado. Plano de negócio não é um bicho de sete cabeças, mas requer tempo para elaborar. Existem várias empresas e organizações que oferecem mentoria e cursos para pequenas empresas que estão desenvolvendo um plano de negócio. Se o seu capital é limitado para investir em um profissional, isso não é problema, procure por empresas que oferecem gratuitamente cursos para iniciantes. Destaquei alguns pontos importantes do plano de negócios:


  • Valide a sua ideia

Se você tem uma ideia mas ainda não sabe como desenvolver, procure verificar, se o mercado está aberto para aceitar a sua ideia antes mesmo de começar. Não adianta ter uma ideia no papel, é preciso ter uma melhor noção, se essa ideia pode se tornar um empreendimento de sucesso.

  • Missão da empresa

Toda a empresa tem uma missão, que identifica: o motivo pela a qual existe, e o direcionamento a seguir. O seu ponto de partida deve responder a pergunta a seguir.

Qual é o principal papel que você deseja realizar através do seu negócio?


  • Analise o Mercado

Inicie fazendo um estudo do mercado que você pretende trabalhar antes de investir financeiramente.

Descubra quem é o seu público alvo e responda as seguintes perguntas:

  1. Quais são os hábitos de consumo do seu público alvo?

  2. Quais são os principais desafios que o seu cliente em potencial está enfrentando e como a sua empresa poderá proporcionar soluções para satisfazer essas necessidades?

  3. De que maneira a sua empresa vai chegar até o seu cliente para oferecer o seu produto ou serviço?

  4. Quem são os seus concorrentes e qual é o seu diferencial?


  • Identifique o custo-benefício.

Comece acertando o alvo com um planejamento financeiro, identificando todos os custos que estão envolvidos para abrir uma empresa. Seja realista, e faça uma lista de todas as despesas como: licenças, fornecedores, materiais e equipamentos básicos e multiplique por seis. O resultado poderá representar o mínimo que você vai precisar para investir nos primeiros meses antes mesmo que tenha condições de começar a fazer lucro. Dependendo o valor investido, o prazo para obter o retorno financeiro, pode chegar até dois anos.


  • Crie um plano de marketing

O pequeno empreendedor não necessita ser especializado em todas as áreas de gerenciamento de uma empresa, mas é fundamental que seja dada a devida importância, a cada aspecto, para que se obtenha sucesso no seu investimento. Um bom plano de marketing é crucial para quem deseja ter sua empresa reconhecida no mercado enquanto busca se solidificar, e até mesmo, vir a superar aos competidores. Por isso é importante conhecer quem é o seu consumidor aproveitando assim de todas as ferramentas disponíveis de divulgação. Não adianta ter uma empresa linda e de alta qualidade, se o seu público alvo desconhece a sua existência.

Se esse é o seu perfil como empreendedor, aproveite as oportunidades e aprofunde o seu conhecimento antes de tomar o grande passo de abrir a sua primeira empresa ou de fazer um novo investimento.


Espero que tenha aproveitado as dicas e que siga acompanhando os próximos artigos sobre o tema. Se você deseja entrar em contato, envie um email para contato@plataformavirtualfeminina.com e não se esqueça de acessar a página no Instagram, @plataformavirtualfeminina

12 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

@2018 Copyright Plataforma Digital Feminina