top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

Câncer - A Doença que Ninguém Gosta de Pronunciar o Nome.


A maioria das pessoas evitam falar no câncer, possivelmente com receio de atrair a doença. Infelizmente, nada garante que ao evitar tocar nesse assunto a pessoa possa prevenir essa enfermidade que tem tirado a vida de milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Evidentemente é bastante compreensivo o medo que envolve o câncer, mas precisamos sim tocar nesse assunto extremamente difícil.


Pela a primeira vez eu vou compartilhar algo pessoal que está relacionado ao câncer. Minha mãe, que esteve comigo recentemente para o lançamento do meu primeiro livro, Superando Um Passado Violento, já enfrentou o câncer 4 vezes nos últimos 10 anos. Os cânceres que a minha mãe enfrentou foram: câncer de pele, câncer endométrio, câncer na bexiga e na uretra. Felizmente, graças à Deus, ela está curada e vive uma vida normal, porém mantém regularmente os exames periódicos com os especialistas. Creio que foi fundamental para a recuperação da minha mãe, o rigor que ela mantém em estar sempre em dia com as consultas, além de se estar atenta a qualquer mudança que ocorra.


Além dessas experiências com a minha mãe, meu esposo enfrenta o linfoma non-hodgkin desde de 2015. Ele recebeu o diagnóstico depois de fazer vários exames, após uma visita de rotina com o clínico geral. O linfoma é um câncer que se origina nos gânglios que formam o sistema linfático; que possui a função de proteger o corpo de infecções.

Mesmo sendo extremamente difícil; na maioria das vezes; receber um diagnóstico de câncer não é uma sentença de morte, principalmente quando o paciente descobre e começa o tratamento na fase inicial da doença.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer mata 8 milhões de pessoas por ano no mundo, principalmente em países de renda baixa e média. A OMS também afirma que a principal causa do número altíssimo de morte é devido ao diagnóstico tardio.

Mas quais são os cânceres mais comuns entre mulheres e homens?


Entre ambos os sexos, o câncer de pele é campeão em relação a todos os tipos de câncer. Porém, entre as mulheres; após o câncer de pele, em segundo lugar vem o câncer de mama, enquanto para os homens é o câncer de próstata. Veja abaixo a lista em ordem de incidência dos 10 principais de tipos de câncer entre mulheres e homens.


Mulheres Homens

1. Pele 1. Pele

2. Mama 2. Prostata

3. Colorretal 3. Pulmões

4. Colo do útero 4. Colorretal

5. Pulmões 5. Estômago

6. Estômago 6. Cavidade oral

7. Corpo do útero 7. Esôfago

8. Ovário 8.. Bexiga

9. Tireóide 9. Laringe

10. Linfoma non-hodgkin 10. Leucemia

Mas o importante saber que é possível fazer a prevenção e que existe tratamento para quase todos os tipos de câncer. Manter um estilo de vida saudável: com boa alimentação, exercícios físicos, evitando o contato ou uso de substâncias químicas além de evitar o stress são algumas das formas de prevenção.


Fica aqui então a dica dessa semana.

PROCURE UM MÉDICO E FAÇA A PREVENÇÃO DO CÂNCER. Caso você conheça alguém que esteja enfrentando o câncer, ofereça apoio. Quase todos os hospitais especializados em tratamento contra o câncer oferece grupos de apoio e especialistas na área de saúde mental para um acompanhamento.

4 visualizações0 comentário
bottom of page