• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

@2018 Copyright Plataforma Digital Feminina

Buscar
  • Lidia Ferreira

Doação de Sangue - Os Benefícios à Saúde Para O Doador.


O mês de janeiro é nacionalmente conhecido como o mês da conscientização da doação de sangue nos Estados Unidos. Durante o inverno; infelizmente; por causa do #frio intenso, diminui consideravelmente o número de doações especialmente em dias de tempestade de neve. Os bancos de sangue afirmam que durante o mês de janeiro é o período do maior número de cancelamentos dos agendamentos para doações de sangue, o que dificulta muito manter o estoque necessário nos #hemocentros. De acordo com a American Red Cross, a cada dois segundos uma pessoa necessita fazer transfusão de sangue. Isso significa que a necessidade de doadores é imensa. Menos de 2% da população brasileira é doa #sangue regularmente, sendo que nos Estados Unidos a taxa é de 10%.

A doação é um ato de #amor, que envolve principalmente a disposição de voluntariamente dedicar parte do seu tempo em prol do bem do próximo. Esse ato altruísta é uma dos melhores exemplo da manifestação de empatia por alguém pois através da doação de sangue você pode salvar; não somente uma; mais até três vidas. No entanto ainda existe muita falta de informação que acaba gerando desconfiança que evita que o número de doadores seja ainda maior.

Entendendo a composição do sangue e a utilidade do sangue após a doação.

O Sangue é o principal responsável de transportar oxigênio e vários outros nutrientes para o organismo. O sangue; que faz parte do sistema circulatório; é composto por: plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.


Os principais uso do sangue que é doado para os hemocentros são:

Sangue total - Trauma e cirurgia

#Hemácias - Trauma, cirurgia, perda de sangue e distúrbios sanguíneos

#Plaquetas - Transplantes, tratamento oncológicos e cirurgia

#Plasma - Distúrbios de coagulação, pacientes vítimas de queimaduras e coque

Fanto Anti-hemofílico Criopretrizado (CRIO) - Doença de coagulação e Hemofilia (Abbott Life)


Os Benefícios à Saúde Para o Doador.

Várias são as oportunidades de se tornar um #doador, porém doação de sangue é que proporciona maior número de benefícios à #saúde de quem doa. A doação de sangue beneficia; física e #mentalmente; tanto quem recebe mas também quanto o doador.


Os principais benefícios para a saúde do doador são:

1. Avaliação médica gratuita - Como parte do procedimento é obrigatório que antes de iniciar a coleta de sangue, todo o doador passe por uma avaliação médica oferecida gratuitamente pelo o hemocentro. O doador faz os seguintes exames como: pressão arterial, temperatura corporal e o teste de nível de hemoglobina (nível de glóbulos brancos). Através desses #exames é possível saber se o doador está com saúde de forma geral.

2. Diminui o risco de de desenvolver #câncer - a doação de sangue contribui para equilibrar a quantidade de ferro no sangue que está relacionada com a redução do risco de desenvolver câncer.

3. Contribui para a saúde do coração - como a taxa de ferro no sangue se torna mais estável, o coração é beneficiado quando a doação é feita com regularidade podendo até reduzir os riscos de infarto.

4. Ajuda o pâncreas a equilibrar o nível de #insulina no sangue - a doação de sangue regular colabora para o pâncreas podendo reduzir o risco de desenvolver a #diabete.

5. Fortalece Auto-estima - o ato de doar sangue é gerado pelo o sentimento de #empatia, pois saber que essa atitude voluntária é recompensada pela a valorização do outro que fortifica a nossa certeza de sentido de #vida.


Mitos e Verdades Sobre a Doação de Sangue Muitos são os mitos sobre a doação e como o objetivo desta coluna é informar você de forma a criar uma mente mais saudável e produtiva vamos desvendar alguns desses mitos e verdades.


Mito ou verdade?

a) Mulher não pode doar sangue durante o período menstrual - MITO (não existe nenhuma restrição de doar sangue durante a #menstruação).

b) Pessoas com menos NÃO de 50 kg podem ser doadoras de sangue - VERDADE

c) Doar sangue engrossa o sangue - MITO (doar sangue não engrossa nem afina o sangue)

d) O sangue doado é reposto no organismo - VERDADE (cerca de 24 horas depois o organismo começa a repor o sangue no organismo)

e) Pessoas com tatuagem não podem doar sangue - MITO (É necessário aguardar o prazo de um ano após a #tatuagem para fazer doação de sangue, mas pessoas tatuadas podem sim doar sangue)

f) Grávidas podem doar sangue - MITO (Mulheres #grávidas NÃO podem doar sangue, sendo possível após 3 meses depois do parto normal, 6 meses após uma cesariana e 1 ano após o parto se estiver amamentando)

g) Quem recebeu transfusão de sangue não pode ser doadora - MITO (sim quem já necessitou de fazer transfusão de sangue pode ser doadora contudo, deve aguardar no mínimo um ano após a transfusão)

h) Existe risco de contaminação durante a doação de sangue - MITO (NÃO todo o material utilizado durante a #doação é descartado)

i) Quem tem o Papiloma Vírus não pode doar sangue - MITO (O #Papiloma Vírus, que é o principal responsável pela a doença do #HPV só é transmitido através da relação sexual)

j) Pessoas com hipertensão podem doar sangue - VERDADE (Porém o candidato a doação deve apresentar um relatório médico que indique que esse doador em potencial não recebe nenhuma medicação contra-indicada para doação de sangue).


Converse com o seu clínico geral para esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre a doação de sangue. PEÇA TAMBÉM INFORMAÇÕES DE COMO SE TORNAR DOADORA DE MEDULA ÓSSEA . Crie oportunidades também de conversar com seus familiares sobre a doação de órgãos. É sempre muito importante que todas nós possamos fazer escolhas conscientes sobre a nossa saúde e participação em ajudar o próximo.

@plataformadigitalfeminina

1 visualização