Buscar
  • Lidia Ferreira

Gestão do Tempo - A Nova Produtividade.





Não sei se esse é o seu caso, porém eu escuto muitas queixas de que a lista de coisas para fazer é cada vez mais extensa enquanto o tempo parece voar de forma despercebida. Vivemos em uma época em que “tempo é dinheiro”, quem “muito quem produz muito faz”, “multitarefas são para os fortes”, “perder o prazo é perder a vez”, “estar atualizada é fundamental”, “atraso é imperdoável", “não existe mundo real mas sim o ideal”, e assim vai.


Falando a verdade.


Vamos ser sinceras, por que tudo tem que ser tão “perfeito”? Nem tudo tem que obrigatoriamente estar dentro do “padrão” do mundo. Estamos quase chegando em 2021 e depois de um ano atípico; com tantos desafios e circunstâncias extremamente assustadoras como temos enfrentado devido a pandemia do Covid-19 e a crise econômica mundial; qual será o motivo que nos leva a gerar tantas expectativas que vão além da nossa capacidade? Será que estamos nos cobrando mais de nós mesmos do que as nossas avós se cobravam por não serem tão “produtivas”?


Falando sério, com 48 anos, 3 filhos, um filhote da raça Border Collie em casa, esposo lutando para voltar a andar depois de ter sofrido uma paralisia grave; que o levou a ficar quase 1 ano internado no hospital; durante um tratamento doloroso devido a um câncer raro e ainda ver de longe a mãe enfrentar o sexto câncer durante uma pandemia louca e conseguir administrar todas as responsabilidades da vida e trabalho. “Ufa”, realmente eu sei o que é viver no mundo “real”. O que eu quero te dizer com isso? Que além de não ser vítima das circunstâncias eu posso dizer que se eu aprendi muito mais a como gerenciar o meu tempo e as minhas emoções de forma a ser ainda mais produtiva, você também pode ser uma pessoa mais realizada.


Para ficar mais claro, o parágrafo acima é o resumo da descrição do que tem envolvido junto ao meu cotidiano por pelo ou menos nos últimos 12 meses. Porém, quando você realiza que as circunstâncias não determinam quem você é e que seu limite e a sua capacidade de vencer as diversidades da vida vão muito além do que você imagina você descobre que é muito mais simples do que parece. Sim, é possível ser mais plena através do gerenciamento do tempo e falando ainda mais sério, porque existe a teoria da “produtividade” se não sabemos como utilizar essa ferramenta de gerenciamento do tempo de forma a aproveitarmos mais ao invés de sofrermos tanto?


“Gestão do tempo é fazer gestão de energia, quando você não sabe fazer gestão de energia você perde o que você não usa.”

Christian Barbosa


O desperdício do tempo.


Se o tempo é igual para todos,

por que parece que estão faltando ponteiros no meu relógio?


Você se sente assim, como se houvesse uma falha nas horas disponíveis para você realizar “tudo” durante um único dia? Creio que não seja a única. Você deve estar pensando, “ah mais é fácil falar pois a minha realidade é muito pior do que a grande maioria das pessoas”. Claro que é difícil se “encaixar” nos padrões do mundo que cobra “alta produtividade” a toda prova. Porém é muito mais simples entender os motivos que nos levam a desperdiçar tanto tempo e aproveitar tão pouco.


É possível encontrar vários testes que estão disponíveis na internet que fazem uma avaliação de como você administra o seu #tempo. Na semana passada eu respondi várias perguntas de um teste muito interessante que analisou a forma como estou priorizando o que eu faço no dia a dia e o que eu posso fazer para aproveitar mais toda a energia canalizada em cada atividade.

O teste se chama Tríade do Tempo, criado por #ChristianBarbosa, um dos mestres da produtividade e gerenciamento do tempo.


Desperdiçar o tempo e canalizar sua energia para algo que não traz valor real para a vida. É perder horas exposta a informações que foram feitas para tirar o seu foco e levar você a acreditar que existe um mundo “ideal”. O tempo perdido “#navegando” na internet ou nas redes sociais, ou até mesmo as horas de conversas com pessoas que só enxergam os problemas ou pior, agravam muito mais a realidade dos fatos e você sai ainda mais pessimista do que antes. As fofocas que não proporcionam crescimento pessoal, as palavras maliciosas de pessoas que dizem querer ver o seu bem, mas não melhores do que elas. As emoções negativas que são criadas quando você se compara com aquela “amiga” que passou férias viajando enquanto você passou o verão cumprindo as orientações de distanciamento social. Tudo isso faz parte de como estamos fazendo as nossas escolhas ao ponto de virarmos uma esponja carregada de sujeira e vazias por dentro depois de absorvermos tanta inutilidade do mundo “ideal”.

Série Pilares da Produtividade.

Na próxima semana você vai poder continuar a refletir como treinar o seu cérebro para que você possa aprender a “nova #produtividade” para conquistar tudo que você deseja. Você vai aprender o que a ciência nos ensina a #ressignificar a forma como aprendemos nas escolas sobre gestão do tempo, a diferença entre riqueza e pobreza e como acessar os mecanismos para utilizar de forma mais efetiva o seu tempo e a como terminar o que você começou através de dicas práticas e simples.



4 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

@2018 Copyright Plataforma Digital Feminina