top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

Liberdade Financeira


Liberdade de poder fazer escolhas e proporcionar melhores condições de vida através de um bom planejamento baseado em conhecimento, metas e muitos ajustes. Convido você a acompanhar a série Liberdade Financeira, que nas próximas semanas vai estar abordando sobre como construir uma estratégia adequada a sua realidade para que você possa conquistar a sua tão sonhada #liberdade financeira.


Porque Desejamos a Liberdade Financeira


Desde que o mundo é mundo, os seres humanos sempre lutaram para superar desafios e conquistar algo novo. Possuímos uma característica bem peculiar que está relacionada com a nossa espécie, a descoberta. Quando nos deparamos com algo novo, normalmente estranhamos pois nos causa um certo desconforto por não saber com que estamos lidando. É muito comum repassarmos o estilo de vida dos nossos pais mesmo que o nosso desejo seja fazer melhor do que eles fizeram. Assim como os nossos pais desejavam que nós pudéssemos viver em um patamar de vida muito acima do que eles nos proporcionaram.


Mesmo podendo observar que o ciclo normalmente se repete, ou seja, estamos sempre buscando e desejando mais para nós e para as próximas gerações, infelizmente muitos de nós ainda não aprendemos realmente o valor de poder ser livre. Na verdade o que observamos é que quanto mais recursos estão ao nosso alcance, mais presos a busca por essa liberdade ficamos. Porque então é tão difícil conquistar a liberdade financeira e o que nos leva ao aumento da pressão de:“termos mais”, “obtermos mais”, “querer mais” enquanto aproveitamos menos?


A liberdade financeira realmente existe?


Durante as próximas semanas vamos estar refletindo o que dizem alguns dos principais especialistas da área de: finanças, empreendedorismo, financiamento e comportamento humano.

Para poder nos aprofundar melhor sobre esse tema, estarei fazendo algumas sugestões de leitura, como por exemplo; o livro “The 4-Hour Workweek” de Timothy Ferris. (Trabalhe Quatro Horas por Semana). Com o objetivo de te ajudar a compreender melhor como é possível transformar a sua realidade de vida através de um bom #planejamento estratégico.


Segundo Timothy, para conquistar a liberdade financeira você não precisa: desistir do seu emprego, estar na faixa dos vinte anos, ter nível superior ou ter nascido em uma família “rica”. Mas é necessário uma inquietação, uma espécie de motivação provocada pelo o inconformismo que gera curiosidade e garra para ir além da média das pessoas. Sim, provavelmente seus pais, assim como os meus, se equiparavam com a média das pessoas da geração deles. Os sonhos e os planos com certeza possuíam algo em comum, a “#estabilidade”.


Sim, o capitalismo trouxe essa construção de valor da especulação em torno das ações das empresas que estão interligadas as taxas de juros, créditos e etc. que determinam o poder econômico de um país e que hoje nos afeta devido a globalização. Mas adiante estaremos aprendendo melhor como o capitalismo direciona o nosso poder de compra determinando, inclusive o oposto da liberdade financeira que seria a escravidao ao dinheiro. Hoje, porém, vamos procurar compreender se é realmente possível ser livre financeiramente.


O que nossos pais e avós nos ensinaram é que a “estabilidade financeira” é o maior bem que alguém pode ter, chegando até mesmo acreditar que “vivemos e lutamos” por uma vida inteira com esse único objetivo. Muitos até hoje acreditam, na verdade; a maioria de nós acredita que o "ideal" estilo de vida e a “estabilidade”, porém o que estamos enfrentando durante esses últimos dois anos é a prova do contrário, que não existe mundo ideal e sim real. A realidade é que não existe o mundo ideal onde a igualdade de direitos e acesso estão a disposição para quem quiser, ou que as #oportunidades também estão de igual nível para quem busca. Também está provado que não existe plano de governo que seja poderoso o suficiente para garantir a tão merecida “aposentadoria” para todos que trabalharam arduamente depois de uma vida inteira de contribuição. Na verdade essa é uma falha do capitalismo que não projeta o crescimento da população muito menos se baseia no aumento do tempo de vida nos tempos atuais. Pelo o contrário, mesmo entre as profissões tradicionalmente conhecidas como "estáveis"; como as dos funcionários públicos, são capazes de garantir a aposentadoria ou com meses de atrasos de salário como milhares de funcionários sofrem.


Ao contrário do que muitos pensam, a liberdade financeira vai de contra a teoria da estabilidade como conhecemos, principalmente no Brasil, onde temos o "décimo terceiro”, "férias remuneradas”, “fundo de garantia” e é claro a "aposentadoria". A liberdade financeira está em ter domínio sobre o que fazer com o seu tempo e como administrar o seu futuro financeiro através de investimentos “fora do convencional” e principalmente através do #empreendedorismo.


Sim ser livre é poder fazer escolhas dentro das opções que ele ou ela mesmo estabelecem, sem contar com o que o governo pre-determina ou independente de crise financeira mundial como a que estamos vivendo por causa da pandemia da Covid-19. Mas isso só é possível, é claro, com muita dedicação e mudança de crenças. Por isso te convido a continuar acompanhando as próximas semanas para que você possa sim desfrutar da sua liberdade, seja ela qual for. Até a próxima!


@plataformadigitalfeminina


2 visualizações0 comentário
bottom of page