top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

Mama - Junto ao Coração da LESLIE'S WEEK


Abril é o mês de combate ao câncer nos Estados Unidos conhecido também como Juntos em Combate ao Câncer. Nesse mês também, celebramos a semana do voluntário (7 - 13l). Como forma de incentivar, tanto a conscientização da prevenção ao câncer como o incentivar o trabalho voluntário, vamos conhecer sobre oportunidades de participar de um projeto de muito valor, a GLAM 4STAGE4.


A cada hora milhares de pessoas recebem o diagnóstico de câncer de mama. Segundo as estatísticas 1 em cada 8 mulheres e 1 em cada 1.000 homens vão desenvolver o câncer de mama. Algumas mulheres possuem uma maior probabilidade do que outras de receberem o diagnóstico ao longo da vida, pois alguns fatores caracterizam um aumento dos riscos, assim como: mulheres acima de 60 anos; histórico familiar de câncer de mama como: mãe, irmã ou filha; mulheres que foram expostas a muita radiação na região do tórax, além de histórico de obesidade ou abuso do álcool.


Outro fator importante que influencia do desenvolvimento de células cancerígenas no organismo também é o alto consumo de alimentos processados, principalmente pois esses tipos de produtos possuem uma quantidade excessiva de substâncias, como: sal, açúcar, gordura saturada é o GMO ou OGM (Organismos Geneticamente Modificados). Um estudo realizado por cinco anos, na França para analisar a relação entre os hábitos alimentares e o câncer, publicado no dia 14 de fevereiro de 2018 (BMJ fonte Harvard Health Letter Maio de 2018). O resultado desse estudo revelou que, ao dividir os alimentos industrializados em níveis de processamentos. Os alimentos foram separados, como por exemplo: 1. Alimentos que recebem corantes e sabores artificiais, além dos conservantes 2. Os alimentos super processados são: sopas desidratada, cereais adocicados, carnes processadas. 3. Enquanto os alimentos enlatados e os queijos, são considerados alimentos com baixo processamento. O mais importante sobre esse estudo é o aumento dos riscos a saúde devido o consumo diário dos alimentos processados. Segundo o estudo, associado que, a cada 10% de consumo desse tipo de alimento aumenta o risco de 12% de desenvolver câncer e 11% especificamente do câncer de mama. Isso não significa que o esse estudo provou que o consumo de alimentos super processados causa câncer, porém os efeitos das substâncias nocivas a saúde permanecem no organismo por muito tempo.


No Brasil o INCA é o órgão do governo responsável por apoiar as ações de prevenção e controle do câncer. Segundo #INCA, a prevenção ao câncer; ou seja; eliminar ou diminuir a exposição aos fatores de risco e melhor maneira que a mulher possui para evitar o câncer. Os exames periódicos, além da #mamografia para mulheres acima de 50 anos são fundamentais para garantir o diagnóstico precoce, porque diminui em 20% o risco de morte. O diagnóstico precoce é fundamental pois aumenta as chances de sobrevida se compararmos com os tumores diagnosticados em estágios avançados.


O câncer é divido em 4 estágios. Sendo o primeiro inicial, podendo afetar uma região da mama como pode chegar ao estágio quatro, o que representa que já existe uma #metástase, significando que outros órgãos ja foram comprometidos, diminuindo muito a chance de cura. Nesse estágio, normalmente a paciente já perdeu o cabelo e as sobrancelhas. A pele fica extremamente danificada e muitas já passaram pela a mutilação através da #mastectomia (exame que retira toda a área afetada e outros tecidos próximos a região da mama). Nesse período o prognóstico não é positivo e manter o equilíbrio emocional, assim como a autoestima é muito desafiador. Durante essa fase a mulher se sente ainda mais sozinha, principalmente quando é abandonada pelo o parceiro ou amigos, o que é muito comum entre mulheres que enfrentam o câncer de mama, especialmente quando após a mastectomia.


No dia 2 de junho a LESLIE'S WEEK estará realizando um evento promovido para mulheres que estão com câncer de mama no estágio 4. O GLAM 4STAGE4 é organizado para atender pacientes que estão lutando contra o câncer e que precisam de um carinho especial.


LESLIE'S WEEK é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada em 2011 por Sandra Gunn com o objetivo de alertar sobre os riscos envolvidos no estágio 4 do #câncer de mama. Sandra que é sobrevivente do câncer de mama acredita que apesar de existirem várias organizações que apoiam as vítimas do câncer de mama, assim como hospitais e pesquisadores que buscam tratar e assistir as pacientes, a LESLIE'S WEEK tem como objetivo proporcionar uma semana de férias para as mulheres e famílias que estão enfrentando o estágio 4 do câncer de mama. Através de atividades de recreação e apoio psicológico, as participantes da LESLIE'S WEEK recebem a oportunidade de descanso e relaxamento enquanto estão hospedadas no Dollywood Resort no Tennessee. Desde de 2016, cerca de 70 mulheres e suas famílias participaram do programa que inclui: palestras motivacionais, atividades recreativas para as crianças, encontros para os companheiros, brindes, além de oportunidade de bolsa de estudo para os filhos. A LESLIE'S WEEK conta com a colaboração de vários voluntários que de forma carinhosa e dedicada participam doando o tempo e amor a todas aquelas pessoas que tanto precisam.


Se você deseja saber mais informações sobre como se tornar um voluntário da #LESLIESWEEK ou deseja fazer uma doação entre em contato através do website http://www.lesliesweek.org/


Caso você conheça uma mulher que é portadora do câncer de mama no estágio 4 e que mora na região de #Boston informe-se sobre o GLAM 4STAGE4 para fazer a inscrição. Estarmos buscando 12 mulheres para participar do evento que acontecerá no dia 2 de junho do meio dia às 18:00 horas na Monteiro Beauty Lounge. Somente mulheres selecionadas previamente pela a organização poderão participar. As participantes além de tratamento de beleza vão aproveitar de Yoga. O #GLAM 4STAGE4 recebe o apoio também da L’oreal Paris assim como: #Dana Faber Institute, #MGH Massachusetts General Hospital e Plataforma Digital Feminina, #PDF.

Para mais informações sobre a GLAM 4STAGE4 envie um email para Thassia Robetti Gunn através do email thassia@leslieswekk.org ou deixe um comentário no Instagram do PDF Plataforma Digital Feminina.

@plataformadigitalfeminina



15 visualizações0 comentário
bottom of page