top of page
Buscar
  • Lidia Ferreira

Neuroplasticidade Cerebral - Um Novo Desafio Para Uma Nova Mulher



O cérebro humano possui a capacidade de desenvolver novas habilidades cognitivas, memórias, formas de pensamento e hábitos durante todas as fases da vida. É possível estimular e fortalecer a saúde mental além de melhorar a qualidade de vida através de formas práticas e simples.


Para entender melhor sobre como funciona a neuroplasticidade cerebral, que é a condição natural de crescer, de se adaptar e também de criar novos caminhos, convido você a prosseguir lendo.


Ao contrário do que a ciência afirmava no passado não muito distante, onde se acreditava que ao chegar à adolescência o cérebro para de desenvolver, felizmente estudos recentes trouxeram uma nova visão. O processo de desenvolvimento não só se mantém contínuo como a formação de novos neurônios também é possível. Por exemplo, pessoas que sofreram lesão cerebral grave demonstraram que o cérebro, se treinado de forma adequada, tem condições de recriar conexões que foram perdidas.


Em prática os benefícios da neuroplasticidade quando aplicados no tratamento da saúde mental pode produzir conexões e mudanças de longa duração. Por isso a importância da terapia para tratar problemas relacionados a experiências traumáticas além de doenças e distúrbios mentais.


Neuroplasticidade - Como funciona e de que maneira é possível fortalecer o cérebro através de atividades simples.


O cérebro contém um sistema de conexão onde interliga todas as funções neurais que podem ser modificadas através de atividades simples, porém que exigem dedicação de tempo e esforço. É possível aprimorar várias habilidades que envolvem memória de curto e longo prazo que afetam funções do cérebro, que quando usadas repetidamente torna-se mais ativo e eficiente. Quanto mais exercícios trabalha o cérebro melhor o resultado da conexão.


De forma mais clara, ao desejar aprimorar a maneira de viver, obter novas experiências de forma a sentir mais produtiva e feliz é fundamental que o seu cérebro receba estímulos necessários para alcançar o próximo nível. Por exemplo, você sonha em poder ter uma nova habilidade, como falar em público.


É possível aprender técnicas de oratória que engloba várias ferramentas que colaboram para o seu objetivo final, como: a leitura, a escrita e até mesmo a prática de meditação e exercícios físicos.


Desafio da semana


Uma maneira simples de iniciar uma nova atividade e assim poder fortalecer o seu cérebro ao ponto de fazer com que chegue mais longe do que já viveu até hoje é praticar novas atividades.


Para te ajudar nessa nova aventura, eu te convido para aceitar meu desafio da semana. Pegue sua agenda, caderno de anotações ou no seu bloquinho do seu smartphone e escreva as seguintes atividades. Depois acesse o Instagram do @plataformadigitalfeminina e faça seu comentário em relação a sua experiência.

Chegou a hora de criar um plano de médio prazo. Quem sabe você agora tenha certeza que deseja muito mais do que experimentou durante essa semana.


Se for esse o seu caso, deixe seu comentário ou pergunta de como posso te ajudar para seguir em frente e assim revolucionar a sua vida em 2023. Parabéns, vocé já é vitoriosa independente do #resultado.








































3 visualizações0 comentário
bottom of page