Buscar
  • Lidia Ferreira

O Jogo do Contente. Seja Otimista



Um livro que está na minha lista de favoritos é Pollyana, que conta a história de uma menina órfã de mãe, que passa a viver com uma das tias que era muito ranzinza. Pollyana aprende com o pai o “jogo do contente”, que consiste em pensar em algo positivo em qualquer situação e esse jogo passa a ser a sua filosofia de vida. Mas tarde, a personalidade otimista de Pollyana é posta à prova quando um acidente a deixa paraplégica. O livro ensina sobre a importância de manter atitude positiva em meio a diversidade e como é possível desenvolver resiliência.


Resiliência é a capacidade do indivíduo em lidar com as dificuldades e de se adaptar a situações adversas. Qual seria a relação entre a resiliência e a positividade e como podemos mudar a nossa atitude de forma que possamos influenciar o nosso futuro e o futuro das pessoas que nos cercam?


Dessa vez a minha conversa é com uma estudante de Psicologia e Sociologia da Universidade Suffolk, Tamara Ribas Camargo. Pessoalmente Tamara coloca alguns exemplos que demonstram a influência de como nossa mente pode levar a acreditar em crenças que são construídas ao longo de nossas vidas.


A própria construção da personalidade é influenciada por crenças que formamos principalmente, quando reforçamos palavras e ideias que somos expostos desde de a infância. Na Psicologia, vários autores da teoria da personalidade, afirmam que a personalidade que é um conjunto de comportamentos que é formado pela a combinação entre a herança genética e pela a influência externa que age direta e indiretamente durante toda a vida.


Tamara compartilhou uma experiência de sua infância que pode exemplificar como a influência externa pode influenciar às nossas crenças e até mudar o nosso

comportamento. Quando Tamara era criança, ela era considerada uma menina agitada, que não parava nunca e sempre levava os pais a constantes cuidados com o seu comportamento impulsivo. Até que um dia, uma babá que trabalhava para a família de Tamara, resolveu levá-la; sem conhecimento dos pais; para uma benzedeira com a intenção de “acalmar-lá”. Depois de algumas visitas a benzedeira, Tamara começou a demonstrar mudança de comportamento, passando a ficar mais “tranquila”. A mãe de Tamara só ficou sabendo do que havia acontecido, quando Tamara pegou alguns galhos com folhas no jardim e começou a passar sobre a mãe como havia aprendido durante as sessões com a benzedeiras. Tamara admite que não sabe ao certo se a mudança de comportamento dela, foi devido ao poder da benzedeira ou na crença que ela depositou naquela mulher por causa da forma como foi tratada positivamente por ela. Mas o que ela deseja colocar com esse exemplo é como alguém está sujeito a repetir comportamentos e até modificar crenças baseados na maneira que reagimos a situações diversas.


Tamara também reflete sobre a importância de utilizarmos palavras positivas nosso vocabulário diário, principalmente ao falarmos com crianças que estão formando a identidade. O meio em que vivemos exerce uma influência muito grande na forma como agimos e pensamos sobre nós mesmos. Alguns desses pontos são:

1. O uso de palavras positivas. Quando focamos em solução ao invés de focarmos no problema, temos melhores condições de sermos felizes.

2. Se desapegue de pessoas negativas que fazem parte do seu convívio. Independente do grau de relacionamento, cuidado com as toxinas que te influenciam provocadas por palavras negativas. Procure conviver com pessoas que são positivas e que se esforçam para valorizar coisas boas e que fazem você se sentir melhor como pessoa.

3. Apoio mútuo. Todo o indivíduo necessita receber apoio. Em qualquer fase da vida precisamos de pessoas que nos apoiem. Procure oferecer e pedir apoio quando sentir necessidade. Diga ao seu: filho(a), amigo(a) e principalmente a você mesma, - você é capaz, você vai conseguir, você jamais vai desistir.

4. Gratidão. Verbalize a gratidão de várias maneiras. Mesmo que no início seja difícil, procure agradecer, não somente o que você tem mais também o que alguém faz para você. Quando alguém agradecer por algo que você tenha feito aceite. Gratidão é um sentimento fundamental para o equilíbrio emocional.


Alguns benefícios de utilizar palavras positivas


a) Viver por mais tempo. Algumas pesquisas demonstram que pessoas positivas vivem por mais tempo.

b) Resiliência. Pessoas que resilientes normalmente veem a vida de forma positiva.

c) Combate o estresse. Pensamentos positivos funcionam como um antídoto contra o estresse.

d) Fazer novas amizades. Pessoas positivas possuem uma facilidade de fazer amizade por serem otimistas que ajuda a proporcionar relacionamentos duradouros.

e) Produtividade. Pessoas positivas costumam demonstrar melhor desempenho profissional e que facilita um ganho financeiro melhor.

f) Melhor desempenho esportivo. Os atletas que conseguem manter a positividade tendem a manter um melhor desempenho.

g)Forte liderança. Líderes positivos ganham mais confiança dos seus liderados por demonstrar capacidade de tomar decisões em todos os momentos, mesmo os mais difíceis.


Uma outra observação importante sobre a resiliência. Tamara participa de uma pesquisa realizada pela o departamento de Psicologia da Universidade Suffulk que procura estudar os efeitos da migração na saúde emocional dos imigrantes e destaca que existe uma característica similar na personalidade do imigrante. Independente do passado desse imigrante, tanto a seu grau de escolaridade, o que todos tem em comum é a determinação de vencer a qualquer custo. Além disso, dependendo do quanto essa pessoa seja resiliente, a sua adaptação a nova realidade; em uma cultura diferente; será melhor ou mais rápida por causa da capacidade de superar os problemas e de se manter emocionalmente equilibrado.


Podemos aprender a termos uma atitude mais positiva podendo até ajudar a transformar o ambiente que vivemos através da nossa influência. Então deixo aqui a minha sugestão. Faça uma lista de palavras positivas e espalhe na sua casa e no seu carro ou até mesmo no trabalho e leia em voz alta todos os dias durante todo o mês de dezembro.

3 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

@2018 Copyright Plataforma Digital Feminina