• Lidia Ferreira

O Passo a Passo do Exame de Mama.

No domingo dia 12 de julho de 2020 faleceu; aos 57 anos; a atriz Kelly Preston depois de lutar contra um câncer de mama por dois anos. Kelly, que também era conhecida por ser esposa do ator John Travolta teve 3 filhos com o ator que foram casados por 28 anos. A atriz, que optou por não divulgar o diagnóstico do câncer, também fez vários trabalhos filantrópicos. #KellyPreston dedicou-se especialmente em favor dos autistas, principalmente após a perda de um de seus filhos, Jett Travolta que faleceu em 2009 com 16 anos após bater a cabeça em uma banheira durante uma convulsão.

O câncer não discrimina suas vítimas.

Segundo a INCA Instituto Nacional do Câncer, em 2020 estima-se cerca de 62.000 novos casos de câncer de mama no Brasil, o que equivale uma incidência de 29% em relação aos cânceres mais comum que atingem as mulheres. O câncer de mama é sem dúvida o tipo de câncer de maior mortalidade entre as mulheres. #inca

Sabemos que para reduzir os riscos de desenvolver o #câncer de mama é necessário manter os seguintes cuidados:

1. Manter o hábito de fazer exercícios físicos regularmente.

2. Não fumar.

3. Alimentar-se de forma saudável e equilibrada com pouca ingestão de açúcares e gordura saturada.

4. Evitar bebidas alcoólicas

5. Não fumar

6. Evitar o uso de hormonios sinteticos

7. Evitar o #estresse

8. Se possível, amamentar ao máximo o seu bebê.

9. Fazer o #autoexame todos os meses.

10. Manter o #check-up anual sempre em dia com o ginecologista.

Fazendo o autoexame.

Para garantir a descoberta precoce de algum tumor na mama a forma ideal é através do autoexame. O INCA afirma que mais de 60% das mulheres descobriram o câncer de mama pelo o autoexame, sendo que 33% o câncer se encontrava ainda em estado inicial. Mesmo sabendo que a prevenção é a principal arma para combater a mortalidade e até mesmo a mutilação dos seios devido ao estado avançado quando existe o atraso do diagnóstico, muitas mulheres ainda desconhecem como deve ser feito o autoexame da mama.

Para ajudar a compreender como o autoexame deve ser feito vamos aprender o passo a passo de forma simples e direta.

• Faça o autoexame todos os meses cerca de 3 a 4 dias após a menstruação. Ao se tocar, procure observar se existe algum nódulo (caroço) palpável, rígido e irregular.

• Em frente a um espelho retire a blusa e o sutiã iniciando a observação de ambos dos seios. Verifique o formato, o tamanho e o contorno dos seios. Repita agora com as mãos na cintura. (figuras 1, 2 e 3). Deve-se observar também se existe alguma possibilidade de alteração na pele ou no mamilo também.

• Durante o banho, leve uma mão de cada vez para atrás da nuca com o cotovelo apontado para cima. Faça movimentos circulares em toda a área das duas mamas e também nas axilas. Delicadamente, pressione o mamilo e observe se sai alguma secreção dos mamilos. (figura 4 e 6)

• Deitada sobre uma superfície plana, como por exemplo sobre a cama, coloque um travesseiro embaixo do ombro. Leve o braço direito para nuca e com a mão esquerda apalpe o seio direito em movimentos circulares e também do mamilo para fora e das axilas até o mamilo. Repita os mesmos movimentos na mama esquerda. (figura 5)

Não tenha receio de fazer o autoexame, caso você identifique algo de anormal nas suas mamas você deve marcar uma consulta com seu ginecologista para que possa tirar qualquer dúvida além de receber orientações necessárias. Lembre-se que nem sempre um nódulo é maligno e que somente através de exames complementares é possível chegar ao diagnóstico correto.. Quando cuidamos da nossa saúde demonstramos o quanto damos valor a vida. Caso você já esteja na menopausa, é importante seguir todas as recomendações médicas e fazer mamografia periodicamente.

• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon