top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

O Que Faz Arder Seu Coração


O coração é um músculo involuntário responsável pelo bombeamento do sangue para todo o corpo sendo assim vital para nós seres vivos. O ardor do coração está relacionado a tudo aquilo que bombeia suas emoções e ações. Saber identificar o mistério de manter-se em produtividade sem paralisar diante dos desafios e mais, poder conhecer o que mantém a sua vida mente viva pode ser um bom começo para você descobrir o que faz o seu coração arder de verdade.


Você lembra da última vez em que você presenciou uma cena especial como um momento do nascimento de um filho ou a hora em que você percebeu que venceu um grande desafio? É possível recordar de como foi a sua reação? Provavelmente sua respiração e batimentos cardíacos mudaram, talvez sua mão tenha suado frio e suas pupilas se dilataram. De acordo com a situação, o organismo recebe cargas de energia que influenciam o órgão chamado #coração.


Apesar das emoções estarem ligadas diretamente com o nosso cérebro, o coração é responsável em “bombear” o que sentimos e por isso o coração acaba sendo afetado diretamente podendo até sofrer danos irreparáveis. Culturalmente compartilhamos de uma crença que sentimos e tomamos decisões baseados no coração. É como se o coração exercesse um controle sobre o corpo e a mente de maneira que passamos acreditar como se tivéssemos um segundo cérebro dentro do coração.


Cientificamente, vários estudos apontam que apesar do nosso cérebro ser responsável por transformar as informações recebidas em emoções através do sistema límbico as reações tanto químicas quanto físicas que ocorrem durante esse processo influenciam todos os órgãos, existe uma influência inclusive no coração. Quando enfrentamos uma situação, ou de tristeza ou de alegria, ocorre uma mudança na circulação sanguínea além dos batimentos cardíacos, podendo levar até o dobro do normal. Sendo que os sentimentos negativos afetam ainda mais este músculo tão precioso pois quando a tristeza, a raiva, medo e o estresse se tornam frequentes, podem provocar a diminuição dos vasos sanguíneos levando o coração trabalhar ainda mais intensamente levando assim a exaustão e possíveis #doenças crônicas.


É muito importante poder conhecer melhor o funcionamento do nosso corpo para também entender quanto precisamos nos cuidar todos os dias. Provavelmente você já tenha informações sobre a necessidade de manter uma vida saudável com hábitos que possam contribuir para o bom funcionamento do seu corpo e assim poder manter uma vida longa ao seu coração.


O que faz o seu coração bater mais rápido


Falamos sobre a importância de entender melhor sobre a influência entre emoções e o coração, mas você sabe o que faz o seu coração bombear para a vida? Talvez você tenha sentido que o seu coração está inquieto com a vida que você está levando. E quero deixar claro que não estou me referindo necessariamente a um estilo de vida conturbado devido às escolhas erradas que você fez de maneira consciente. Eu gostaria de falar sobre para que o seu coração está batendo, qual é o motivo, você tem consciência disso?


Como toda brasileira do “bem” somos levadas a “amar os filhos”, se dedicar “inteiramente” à família. Como brasileiras do bem, temos que “cuidar do próximo” , nos destacarmos profissionalmente, “pagar os impostos” e ainda “votar” mesmo quando as opções não são as melhores. Claro que poder fazer tudo isso é muito bom, mas mesmo assim, para uma boa parte de nós, não é o suficiente para manter o ardor que nos leva todos os dias conectado com o nosso eu. Isso talvez se deva por não estarmos vivendo realmente com a mensagem que queima no nosso coração.


Volto então a fazer a mesma pergunta, o que faz o seu coração bater? Porém agora eu acrescento, o que faz o seu coração bater que está relacionado com a mensagem que você tem tanta vontade de transmitir mas não faz por não reconhecer qual é o seu papel de uma vida inteira?


Durante a vida passamos por várias fases. Primeiro somos filhas, depois podemos até sermos mães, ou não, mas na verdade estamos cumprindo com um papel temporário e procuramos fazer isso com perfeição. Nada de errado até aí, concorda? Mas a vida é muito mais do que cumprir papéis. Minha intenção é levar a você a refletir como você pode viver mais intensamente tudo aquilo que o seu coração arde de verdade sem se perder pelo o caminho, mais muito pelo o contrário, levando a você a se descobrir.


Você já se fez a pergunta “quem sou eu”? Então eu te pergunto, quem é você?

Um exemplo simples é um pé de manga, se você perguntar para a mangueira quem é você, dificilmente te responderia que não sabe. Ou melhor, se você perguntasse para a mangueira se gostaria de ser uma laranjeira, com certeza a resposta seria a mesma. Mas e se você perguntasse para o caroço de manga a mesma pergunta, como será que o caroço te responderia? Será que a resposta seria, sou um caroço, não está vendo? Ou será que seria só uma manga, você não percebeu? Porém e se você perguntasse para a mangueira quem é o caroço, o que a mangueira diria?


Provavelmente você não tenha feito essa analogia entre a identidade de uma mangueira e talvez você ainda se pergunte qual é o seu propósito e a sua verdadeira identidade. O que eu gostaria de deixar para você hoje através desse texto de reflexão é que quando descobrimos quem somos realmente podemos ser #livres, quando nos conectamos com a nossa verdade deixamos de sermos improdutivas e passamos a dar resultados transformadores. Não é somente viver baseando-se em pensamentos positivos, mas sim fazendo escolhas e mudando de atitude que nos conduz a um caminho de entrega. Para isso você precisa: se conhecer, acreditar em você mesma, tomar uma decisão de avançar, de aprender, e de crescer.


Acreditando que parte do meu propósito de vida é levar outras pessoas como você, a conhecer o seu verdadeiro caminho para conquistar uma vida ainda mais abundante e plena que eu convido você para participar do Transbordar. Se você sabe que você quer deixar seu coração arder ainda mais forte através de ações transformativas e valiosas venha participar desse movimento através da mentoria que vai levar você pela a mão até o seu encontro pessoal.


Quanto a mangueira a resposta para a pergunta feita foi, isso não é apenas um caroço, isso é o meu fruto, portanto uma mangueira. Qual fruto você tem para oferecer?



Onde está o seu tesouro, lá também estará o seu coração.




268 visualizações1 comentário
bottom of page