top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

Os Benefícios de Uma Boa Risada Para a Saúde.






Quando foi a última vez que você se pegou no meio de uma boa gargalhada? Mesmo em momentos difíceis, muitas das vezes podemos encontrar motivos para sorrir. Passado as festas de fim de ano, estamos agora a frente de mais um ano e não podemos ao menos saber o que nos aguarda. No entanto, talvez, mesmo que você não perceba as possibilidades que o #futuro te reserva, gostaria de falar sobre os benefícios de manter o sorriso e assim aumentar as chances de ser uma pessoa mais #saudável.


Vários são os benefícios que o riso traz para a saúde, mas primeiro, vamos entender o processo que o nosso corpo experimenta quando sorrimos. O sorriso é uma reação biológica do corpo a um #estímulo, que é manifestada por uma expressão facial quando os lábios se elevam para as extremidades. Sorrir é um ato que não é ensinado, mais a forma como manifestamos alegria pode estar relacionada ao fator cultural, quando percebemos através da comunicação maneiras diferentes de expressarmos as emoções.


Os sorrisos não estão sempre relacionados a #alegria. Na verdade existe uma classificação de 19 tipos de #sorrisos, sendo somente 6 de alegria genuína. Alguns dos estímulos que levam uma pessoa a sorrir são: o medo, a surpresa, a vergonha, o desprezo, a ironia, até mesmo a maldade. O sorriso também pode revelar a sua personalidade pois demonstram características peculiares a seu respeito. O sorriso contagia, podendo ser reconhecido a distância e dificilmente podemos segurar um sorriso quando estamos junto de alguém que está soltando uma boa #gargalhada, mesmo quando não sabemos o motivo.


Mas porque é tão importante ter o hábito de sorrir? Quais são os benefícios de rir para a saúde?


1. Sorrir faz bem para o coração - Boas risadas podem colaborar para o aumento do bom #colesterol no sangue (HDL).


2. Rir faz bem para o cérebro - Além de ajudar aliviar o estresse, rir também colabora com o processo de memorização, principalmente porque ao sorrir, o corpo diminui o cortisol (hormônio responsável pelo o estresse). Quando sorrimos liberamos a #dopamina, que está relacionada a recompensa e ao prazer. Diminuindo o estresse o cérebro tem maior capacidade de absorver informações e por isso contribui com a nossa #memória.


3. Sorrir fortalece o sistema #imunológico - Da mesma maneira que uma boa risada pode ser responsável por diminuir o nível de estresse, rir também influência no sistema imunológico pois aumenta o número de anticorpos e de células imunes que combatem as infecções, levando o organismo a uma maior resistência às doenças.


4. Rir beneficia os pulmões - Quando damos uma boa gargalhada aumentamos o nível de absorção de oxigênio pelos os pulmões promovendo uma melhor limpeza, devido a liberação dos resíduos além do dióxido de carbono.


5. Rir fortalece os #relacionamentos - Quando estamos próximos de alguém em que confiamos, normalmente não temos receio de soltar uma gargalhada. Sorrir com alguém ou para alguém pode demonstrar empatia (a capacidade de se colocar no lugar do outro). Porém mesmo quando não temos intimidade com alguém ou encontramos um desconhecido que libera um sorriso sincero, é possível que esse sorriso possa gerar um sentimento de confiança para com essa pessoa. Quando compartilhamos de momentos felizes ou de uma conversa agradável, mesmo que por pouco tempo, podemos #fortalecer o relacionamento somente pela a experiência de sorrir juntos.


6 . Sorrir influência o sistema digestivo - Quando rimos estimulamos os músculos abdominais que interfere no sistema gastrointestinal proporcionando uma melhor digestão.


7 . Sorrir contribui para evitar rugas - Muitas #mulheres investem muito dinheiro para retardar os sinais do envelhecimento, como as temidas rugas. No entanto, um remédio que está à mão de todos sem custo algum é o ato de sorrir. Ao sorrir, uma pessoa movimenta cerca de 12 músculos da face, já durante uma gargalhada 24 músculos e quando existe a combinação da gargalhada com conversa é possível movimentar 84 músculos.


8 . Sorrir aumenta o poder de #atrair pessoas - Pessoas que sorridentes são consideradas mais atraentes. Pesquisas afirmam que ao sorrir uma pessoa pode contagiar outras pessoas e com isso se tornar mais atraentes, além de aumentar as chances de formar novas amizades.


9 . Sorriso contribui para a #longevidade - pessoas que são consideradas sorridentes tendem a viver em média de 5 a 7 anos a mais do que as demais pessoas.


10 . Sorriso influência na #autoestima - uma boa risada também pode ser influenciar o humor. Pessoas que fazem do sorriso um hábito, normalmente são mais seguras.


Para sorrir basta querer, mas ter um sorriso bonito é também necessário cuidar da saúde bucal. Manter os dentes saudáveis além de bom hálito é fundamental. Consulte um dentista pelo ou menos uma vez por ano. Diariamente, cuide dos seus dentes, não só fazendo uma boa #escovação após as refeições, mais também evitando algumas substâncias que podem prejudicar os dentes, assim como: excesso de ingestão de bebidas ácidas e do cigarro. Outra observação importante é trocar de escova de dente a cada 3 meses.


Seja você uma pessoa #risonha ou não, aproveite o início do ano para praticar um bom sorriso e veja a diferença que pode contribuir para você ser mais #feliz e #saudável.

2 visualizações0 comentário
bottom of page