Buscar
  • Lidia Ferreira

Os Perigos do Inverno - Saúde e Beleza da Pele



Durante o inverno, a pele sofre com a desidratação e descamação ocasionada pela as baixas temperaturas. A baixa umidade do ar e o tempo mais seco influenciam na transpiração da pele, causando ressecamento provocada pela a diminuição da oleosidade natural.


Porém é possível minimizar esses efeitos nocivos, criando hábitos para manter a pele com um aspecto mais saudável.


Recentemente, eu tive o privilégio de ter sido recebida na linda residência da muito bem sucedida empreendedora, Flávia Leal; fundadora do Instituto Flavia Leal; que além de compartilhar a trajetória profissional, Flávia também ofereceu algumas dicas de como cuidar da pele, principalmente durante o inverno.


Segundo a Flávia, a maior dúvida das pessoas em relação a beleza, é como manter a pele sempre bonita. É necessário fazer um sacrifício para conseguir o resultado desejado. Assim como os cuidados com o corpo, para manter a saúde da pele, devemos transformar o sacrifício em um hábito saudável.


Então quais são as principais dicas para ter uma pele mais saudável?


Flávia Leal destaca 7 hábitos fundamentais para a saúde da pele.


1. Lave o rosto duas vezes por dia.

Com um sabonete próprio para o seu tipo de pele, lave bem todo o rosto e pescoço. Jamais utilize um produto que: sua amiga, mãe ou até irmã usa, sem saber se é adequado para lavar, tonificar e hidratar o seu tipo de pele. Crie o hábito de lavar o rosto, sempre pela manhã e a noite, retirando toda a maquiagem e as impurezas. Nunca durma sem antes retirar toda a maquiagem. Flávia pessoalmente não gosta de tirar a maquiagem com demaquilante, ao invés disso, aproveita para retirar o excesso com um algodão umedecido com um tonificante sem álcool.


2. Aplique sérum embaixo do hidratante.

Após lavar e tonificar a pele, aplique sérum em toda a pele. Aguarde alguns minutos para aplicar o hidratante.

O sérum, além de revitalizar e hidratar, tem a função de firmar a pele evitando o surgimento dos sinais do envelhecimento. Por ter uma concentração maior de princípios ativos do que os demais cosméticos, o sérum favorece a regeneração do colágeno e da elastina.


3. Entenda do que a sua pele precisa e o que não se pode usar.

Procure um especialista para identificar qual é o seu tipo de pele, qual é a

condição de saúde e qual é o melhor produto para a sua faixa etária.

Existem quatro tipos de pele: normal (balanceada), seca (não retém água), oleosa e

pele mixta (combinação dos tipos de pele).


4. Use um umidificador de ar durante o inverno.

A exposição ao aquecedor pode prejudicar a pele. Para evitar o ressecamento da pele durante o inverno, use um umidificador de ar de preferência na altura do rosto.


5. Não exponha muito a pele ao frio.

Caso você tenha que ficar muito tempo exposta a friagem, procure proteger a pele usando um produto apropriado, ou até mesmo uma vaselina para criar uma camada protetora contra o frio.


6. Cuide da sua alimentação.

Crie o hábito de manter uma boa alimentação durante todo o ano. Pessoas que mantém alimentação saudável, normalmente possuem uma pele mais jovem e bonita. Mas é importante também fazer o uso de suplemento vitamínico. Infelizmente, mesmo cuidando da nossa alimentação, por causa dos alimentos modificados e industrializados, o nosso organismo acaba ficando com deficiência de algumas vitaminas essenciais para a nossa saúde. Como vivemos em Massachusetts, enfrentamos vários meses de inverno muito rigoroso e por isso pouco ficamos expostos ao sol, acarretando a diminuição da nossa taxa de vitamina D.


A vitamina D é um hormônio que possui várias funções,

inclusive o controle do sistema cardiovascular. Alguns alimentos como: fígado de boi, ovos, queijo cheddar e especialmente peixes; com alto teor de gordura; são fontes da vitamina D. Porém a produção adequada da vitamina D se dar por meio da exposição solar. A deficiência da vitamina D está associada às doenças cardiovasculares, neurológica e também a depressão.


Evite a ingestão de açúcar, contínua Flávia. Ao invés, crie o hábito de tomar chás e sucos naturais ou aprenda a adoçar com mel de preferência comprado de um fabricante da sua região, pois ajuda a combater alergia ao pólen além de fortalecer o sistema imunológico. Mas nada de viver presa as regras. Seja feliz, permitindo fazer escolhas, saindo da sua rotina de vez em quando. Com a aproximação das festas de fim de ano, aproveite para curtir sem fugir muito ao ponto de cometer exageros.


7. Faça o uso do protetor solar.

O uso do protetor solar é indispensável, mesmo durante o inverno. Por causa do aumento da destruição da camada de ozônio, os raios ultravioletas podem danificar

da pele levando ao envelhecimento precoce. Flávia conclui dizendo, até mesmo dentro

de casa devemos utilizar o protetor solar, pois os raios que entram por entre as

janelas, também podem causar danos e sem o uso correto do protetor, mesmo os

tratamentos mais eficazes, como a aplicação do botox podem não surtir o mesmo efeito.


Acesse o blog na próxima semana para conhecer a trajetória de sucesso da empreendedora Flávia Leal.


6 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

@2018 Copyright Plataforma Digital Feminina