top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

Os Pilares da Produtividade




Na edição anterior começamos a refletir juntas sobre como é necessário avaliarmos como estamos utilizando o nosso tempo de maneira a sermos mais produtivas e realizadas. A gestão do tempo ou melhor o domínio do tempo e o gerenciamento da vida são dois fatores essenciais para que possamos viver mais intensamente e intencionalmente os nossos objetivos tanto na área profissional, quanto nos nossos relacionamentos. Hoje você vai aprender 6 pilares da produtividade para que você possa colocar em prática utilizando as ferramentas que podem te ajudar a conquistar uma alta performance em tudo que você faz. Além disso, você vai saber como participar de um projeto de mentoria chamado “Transbordar” que vai estar disponível em breve gratuitamente somente para quem realmente estiver disposta a transformar e poder fazer diferença no mundo de hoje.


Gestão ou Domínio do Tempo?


Talvez você já tenha escutado sobre gestão do tempo, no entanto eu gostaria de acrescentar algo para que você possa refletir sobre o assunto. A palavra gestão vem originalmente do latim sobre as formas de gestus (gesto) que também é utilizada como a palavra gestação, o período gestacional ao qual a mulher carrega um projeto de vida. No entanto, nós seres humanos, não temos a capacidade de gerar tempo nem mesmo de acrescentar um minuto que seja as nossas vidas. Então, nesse caso, o conceito mais correto em relação a administração do tempo é domínio do tempo. Fomos criados com a capacidade de dominar: o tempo, as emoções, os animais e etc...


Ao modificar o conceito é possível entender melhor como a produtividade pode estar relacionada com o domínio da própria vida em todos os aspectos. Se não é possível dizer para o tempo PARE você pode administrar melhor tudo que está envolvido para que possa usufruir de forma mais intensa e assim poder aproveitar melhor experiências que fazem sentido para você.


No texto anterior sobre produtividade foi abordado o livro de Christian Barbosa, Tríade do Tempo ao qual recomendei você a fazer o teste no blog da Plataforma Digital Feminina para avaliar o seu perfil em relação ao aproveitamento do seu tempo, através de um teste gratuito que está disponível, basta clicar e responder as perguntas. Christian Barbosa que é um dos maiores especialistas no assunto relata os dados de uma pesquisa que ele realizou para identificar como as mulheres estão utilizando o tempo livre. Christian se encontrava com as entrevistadas no mesmo horário marcado no salão de beleza. Ele observou que por diversas vezes, várias mulheres perderam o horário da entrevista que aconteceria no salão devido a algum imprevisto relacionado a própria família, como os filhos e etc… Ao serem questionadas por Christian do porque não haviam comparecido à entrevista marcada, elas diziam que infelizmente os cuidados pessoais quase sempre sofrem algum impedimento externo devido ao excesso de responsabilidades pessoais. Christian também identificou a seguinte realidade. Quando perguntadas sobre o que as mulheres gostariam de poder fazer se tivessem tempo livre para desfrutar ou investir nelas mesmas, 58% das mulheres fariam aula de dança ou fariam hobbies e atividades que lhes proporcionasse prazer. Cerca de 75% incluiriam tratamento estético dentro da agenda. No entanto, 47% disseram que tempo livre é um luxo.


Porém se partirmos do ponto de que tempo é vida, o que você está fazendo com a sua vida para que você possa viver intensamente e plena?


Os 6 Pilares da Produtividade.


Nas escolas não aprendemos a administrar o tempo de forma consciente. As escolas infelizmente não possuem uma metodologia que nos ensine ou motive o pensamento crítico. Somos de certa forma obrigados a memorizar e não necessariamente aprender. Normalmente, as técnicas de ensino encorajam os alunos a colocar em prática no dia a dia formas de avaliação dos sistemas impostos que levam a todos a pensarem da mesma maneira, seguindo regras e padrões que não procuram o fortalecimento emocional e crítico da criança. Regras foram feitas para serem seguidas ou quebradas? Porém e quanto aos valores e princípios, esses dois sim devem ser fortalecidos pois proporcionam a conscientização da identidade individual e também coletiva que gera um maior fortalecimento da sociedade como todo. Para ser mais clara, é mais fácil impor regras e determinar consequências para quem as quebram do que ensinar valores e princípios, como por exemplo: é mais fácil exigir que uma criança de 5 anos ande sobre uma linha reta traçada no corredor da escola e caso “saia da linha” ou venha a correr no corredor, será punida na frente de todas as crianças, ao invés de ensinar o valor de respeitar os espaços mas também as escolhas de cada um.


“Alta performance ou alta produtividade não é viver ocupado mais sim é fazer o tempo trabalhar para você para que conquiste os seus objetivos gastando menos energia e um menor prazo.”


Os pilares da produtividades são divididos em pontos relacionados a comportamento e mentalidade que nos ajudam a desfrutar melhor do tempo através da alta produtividade. Os seis pilares descritos abaixo estão baseados nas metodologias de Christian Barbosa e de Geronimo Theml.


  1. Clareza - É necessário ter clareza dos objetivos para poder se planejar melhor.

Antes de mais nada, visualize realizando o que tanto almeja, como por exemplo: você deseja fazer a “viagem dos seus sonhos”, comece visualizando você realizando a viagem, quais as possíveis emoções que você vai sentir quando estiver viajando e quais as experiências que você imagina que vão fazer parte da memória para o resto da sua vida.


2. Equilíbrio ou balanço - Planejamento é fundamental para poder produzir de forma mais efetiva. A dica de Christian Barbosa é fazer um planejamento de #tarefas e compromissos de no mínimo 3 dias. Quando o que você tem para fazer estiver estabelecido por uma maior tempo possível fica ainda mais fácil utilizar métodos, ou até pensamentos para realizar o que for necessário. O método Tríade do Tempo ensina a como dividir as tarefas em 3 pontos de prioridades e assim manter a harmonia e o equilíbrio. Tarefas importantes (prioritárias), tarefas urgentes (surgem de surpresas na maioria das vezes) porém está normalmente relacionada a algo que necessita ser realizado em um curto prazo de tempo causando estresse e frustração. As tarefas circunstanciais que variam de pessoa para pessoa, porém são consideradas desnecessárias pois requer o desperdício de tempo levando assim a transferência de comando da vida para aquela atividade que não traz resultado #positivo. Dois exemplos simples de tarefas circunstâncias: cuidar da vida alheia nas redes sociais e perder tempo fazendo comentários maldosos (fofoca) dos outros ao invés de PRODUZIR ALGO DE VALOR.


3. Método - Cada pessoa pode identificar qual é a melhor linha de pensamento para executar tarefas e estabelecer alvos. Possuir um método é fundamental para criar disciplina e direcionamento para ser alguém realmente produtivo. Deve-se no entanto, levar em consideração que uma agenda é uma ferramenta mas não se torne uma lista interminável de #compromissos.


4. Tecnologia - vivemos em uma era em que os recursos tecnológicos contribuem muito para facilitar a forma como podemos utilizar o nosso tempo. É possível fazer uso de vários aplicativos para o celular que ajudam a administrar melhor as tarefas e a analisar o tempo desperdiçado inclusive nas redes sociais. Fica a dica do Freedom um aplicativo que avisa quanto tempo você tem utilizado cada mídia social dando um alerta que pode te ajudar a controlar melhor o seu #tempo.


5. Mentalidade - Saber balancear as #emoções aproveitando o máximo possível de tempo fazendo algo que realmente faça sentido a sua vida e o gatilho muito valioso. Entender quem você realmente é e como canalizar suas emoções de maneira a não viver escrava delas é ainda mais importante. Porém você precisa entender que o maior inimigo da mente são os pensamentos e crenças negativas que na maioria das vezes você os alimenta sem saber que pode estar criando um monstro assustador, mas que pode ser vencido.

6. Energia - Toda a energia canalizada para algo ou alguém tem uma consequência. Muitas pessoas reclamam de estarem perdidas sem saber que direção tomar para conseguir realizar o #propósito de vida. Estamos cercados de energia, pois tudo está sob o efeito de energia emitida por cada ser vivo, através dos animais e dos elementos da natureza assim também de vários objetos como a radiação emitida pelos aparelhos eletrônicos. Que tipo de #energia você está emitindo?


Se você deseja aprender mais a como se aprofundar no conhecimento sobre a sua verdadeira identidade, propósito e assim poder alcançar uma vida abundantemente realizada e com objetivos claros ao ponto de transbordar todas as suas qualidades, venha fazer parte do projeto “#Transbordar”. Através de #mentoria online com aulas práticas e com oportunidades de fazer #networking enquanto você fortalece o relacionamento e a amizade que você tem com você mesma. Para obter mais detalhes faça uma pergunta ou deixe um comentário direct tanto através do blog quanto no Instagram, @plataformadigitalfeminina


Faça o tempo trabalhar para você e domine todas as coisas que estão a sua disposição, basta você saber como conquistá-las.



20 visualizações0 comentário
bottom of page