top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

Outubro Rosa - Mama saudável e Rotinas Preventivas

Rosa é o símbolo que representa o mês da prevenção e conscientização do câncer de mama. Assim como a possibilidade de esperança para centenas de milhares de mulheres quando são abraçadas tanto pela família quanto por toda equipe envolvida durante um momento tão difícil na vida da mulher.


No mundo, a cada 14 minutos uma mulher recebe a notícia que ninguém deseja ouvir. O câncer de mama ainda é um tema muito difícil de falar, principalmente por se tratar de uma parte do corpo tão especial para mulher.


É através dos seios que amamentados, que nos identificamos com a beleza do corpo feminino e com ele também nos entregamos ao prazer durante o ato sexual. Infelizmente, além da forma errada de sensualizar o corpo, explorando áreas que deveriam ser realmente valorizadas, como a mente feminina, tanto a sociedade quanto nós mesmas ainda não fazemos valer quem realmente somos.


Somos muito mais do que peitos, do que bunda, do que… sabe o que. Somos mulheres completas e que merecemos o melhor cuidado possível em todos os aspectos. Nesse caso, o cuidado preventivo é sim um direito que toda mulher deveria ter acesso.


Por isso também a importância de você não só ler esse texto mas compartilhar este conteúdo com outras mulheres. Somente assim, podemos dar início ao apoio para alguém tão especial quanto você e eu.


Crenças e tabus relacionados aos seios femininos.


Registros antigos da civilização enfatizavam o “valor” dos seios femininos. No Antigo Egito, acreditava-se, por exemplo, que o leite materno tinha a responsabilidade de transmitir a raça. Os faraós tinham o direito de manter várias esposas mas somente “a escolhida” amamentava seus herdeiros justamente por causa da crença relacionada a transmissão da raça através do leite da desta mulher. Já para outras civilizações e tribos os seios são sagrados até hoje, como em algumas tribos do Sudão onde ninguém pode tocar nos seios de uma mulher além do marido e filhos. Caso contrário essa pessoa é condenada à morte, mesmo que esse toque aconteça de forma involuntária.


Esses exemplos servem para demonstrar o misticismo que envolve os seios femininos. Claro que como mãe que amamentou os três filhos por mais de um ano, sou defensora desse direito que também é um privilégio divino, mas que não diminui em nada as mulheres que não fizeram o mesmo por qualquer motivo. No entanto, assim como muitas outras fases, #amamentar é apenas uma experiência na vida da #mulher e com isso devemos atentar para os cuidados para que possamos garantir qualidade de vida para todos os outros períodos da vida.


Mama saudável - rotinas preventivas


Sim seio é vida, mas seios saudáveis nem sempre possuem uma aparência como muitos pensam. Muito mais importante do que desejar ter “seios perfeitos” é poder dormir tranquilamente sabendo que eles permanecem saudáveis. Com isso é necessário manter uma rotina de cuidados pessoais que possam manter a nossa #saúde e claro que o mais importante deles quando se trata da saúde da mama é o #autoexame.


Todos os meses, logo após o período menstrual a mulher deve examinar a mama, de preferência deitada na cama lisa. A mulher então com as pontas dos dedos deve apalpar as mamas, tanto em toda área quanto até abaixo das axilas.


Enquanto a mulher apalpa a #mama esquerda o braço esquerdo também deve ficar por detrás da cabeça, e vice e versa. Depois disso, em frente do espelho a mulher deve observar os seios para verificar se existe alguma anormalidade como, simetria, feridas ou secreção na região do mamilos.


Em caso de encontrar alguma característica fora do seu padrão, ou até mesmo algo que te chame atenção durante o autoexame é fundamental que a mulher passe por uma consulta médica


Câncer não é sentença de morte


Essa é uma outra crença falsa que muitas pessoas acreditam. Quando uma mulher é diagnosticada com câncer de mama no estágio inicial, ou seja, estágio 1 a chance de cura é de até 100%. Nessa fase geralmente o #tumor pode ter em média de 2 cm de largura, porém mesmo sendo um tamanho considerado grande existem várias possibilidades de tratamento, incluindo os minimamente invasivos.


Então se você algum dia receber um #diagnóstico positivo de câncer de mama, não acredite que o mundo acabou. Mesmo para os casos mais graves com avanço da medicina, tanto o tratamento quanto a qualidade de vida também têm sido positivos. O que não dá é viver desinformada ou não buscar ajuda assim que o primeiro sinal surgir.


Gostou? Então deixe seu comentário e compartilhe.

Para acessar a Coluna Saúde da Mulher do Jornal Brazilian Times clique no link https://issuu.com/thebraziliantimes/docs/ma_3804/8



1 visualização0 comentário
bottom of page