top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

Seja Mais Saudável Investindo Em Tempo de Qualidade Com Você e Sua Família.


Nos Estados Unidos, o mês de novembro é conhecido como mês das histórias familiares, quando podemos compartilhar nossas experiências de vida que trazemos conosco. Tradicionalmente também, comemoramos o dia de Ações de Graças, aproveitando para agradecermos por tudo que temos de mais precioso: a vida, saúde, família, amigos, sustento, etc...

Porém, se examinarmos quanto tempo investimos no nosso bem estar emocional e no bem estar das pessoas que convivemos, até que ponto podemos afirmar o que estamos dando a devida importância para a nossa qualidade de vida?

Segundo uma pesquisa britânica realizada em mais de 25 países, revelou que a maioria das pessoas só desfrutam de 36 minutos por dia de tempo de qualidade com a família, sendo que o principal fator para que isso aconteça, é a falta de tempo, ocasionada pela a carga de trabalho excessiva.

No entanto, outras pesquisas afirmam os inúmeros benefícios para quem investe tempo de qualidade dedicados aos cuidados da própria saúde e das pessoas que amamos, como por exemplo, os nossos familiares.


Alguns desses benefícios são:

1. redução do stress e de doenças relacionadas à ansiedade;

2. Aumento da auto-estima levando uma maior facilidade de socialização principalmente para crianças e idosos;

3. Fortalece os laços afetivos;

4. Influência comportamentos e hábitos positivos.


Em uma conversa com a psicóloga clínica, que trabalha na Brockton Neighborhood Health Center; Lucileide Marques Chaves; refletimos sobre como o equilíbrio mental está conectado com a forma com que priorizamos os cuidados com a nossa saúde e a qualidade de tempo que desfrutamos com as pessoas que nos relacionamos.

Segundo Lucileide, o que mais tem chamado atenção durante o atendimento clínico, é o número de pessoas que negligenciam os cuidados com a própria saúde mental, podendo até agravar o estado emocional por negar em aceitar o diagnóstico ou a recomendação de um profissional. Outro fator que influência negativamente para um equilíbrio emocional, é o estigma relacionado as doenças mentais. Infelizmente, culturalmente nós brasileiros ainda acreditamos que: “homem não chora”, e que depressão é frescura” ou falta de “ fé”. Porém, não adianta cuidar do coração se a mente não está equilibrada para manter o bom funcionamento das emoções.

Além desses fatores mencionados, Lucileide também alerta quanto ao tempo dedicado à família. Por causa da sobrecarga de atividades e das responsabilidades exigidas nos dias de hoje, muitas famílias estão sofrendo com a falta de tempo gastos juntos. Lucileide afirma que, as pessoas devem investir em tempo de qualidade com seus: filhos, amigos, companheiros(as) de forma a contribuir para o fortalecimento emocional de ambas as partes.

Mas o que seria então esse “tempo de qualidade”?

Lucileide acrecenta que esse tempo deve ser direcionado de forma plena, podendo ser disponibilizada de maneiras diferentes. Lucileide explica e ainda dar um exemplo, que existe a diferença entre a quantidade e qualidade de tempo que dedicamos à alguém ou à nós mesmas. - Não adianta o pai passar todo o dia com seus filhos, mas gastar a maior parte do tempo navegando na internet ou trocando mensagens no Whatapp. Ao invés disso, crie o hábito de ler para seus filhos, mesmo que apenas 5 minutos por dia.


Lucileide termina colocando 5 dicas importantes para quem deseja ter uma boa saúde mental.

1. Tenha uma boa noite de sono. O sono é fundamental para a saúde, pois é responsável por fazer uma limpeza, ajudando a reorganizar e a recuperar a mente preparando para o dia seguinte.

2. Cuide da sua alimentação. Faça o esforço de manter uma alimentação balanceada e evite fast food.

3. Pratique Mindfulness, que é uma combinação de técnicas de respiração e meditação que contribuem para a atenção plena. Mantenha o foco no que você esta fazendo de forma a esquecer a rotina, proporcionando uma melhor oxigenação do cérebro.

4. Crie o hábito de fazer atividades físicas.

5. Mantenha o cuidado pessoal. Não adianta cuidar somente da aparência, é fundamental manter um tempo para fazer algo que lhe dar prazer, mesmo que esse prazer seja comer uma refeição simples, preparada por você mesmo(a), como um bom prato de arroz com feijão, por exemplo.

O ideal é que determinemos um tempo maior para estarmos juntos com quem amamos e fazendo desse tempo algo realmente precioso que contribuirá de forma positiva para a nossa saúde.

4 visualizações0 comentário
bottom of page