top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

Vencendo o Medo de Momentos Incertos.


Durante as próximas semanas estarei trazendo assuntos relacionados a superação, sendo o primeiro deles é como superar o medo durante a pandemia do Covid-19.


É possível vencer o medo mesmo quando as circunstâncias provocam inúmeras dúvidas de como superar o amanhã. O mundo está em crise e todas nós estamos sendo afetados. Apesar das expectativas em relação a situação econômica mundial não serem positivas, é possível evitar ser dominada pelo o medo e aprender a manter o controle das emoções.


A pandemia causada pelo o Covid-19 já representa uma nova realidade devastadora, que na era da globalização representa uma reação que afeta todas as esferas da humanidade. Um desses efeitos é a recessão econômica, que é definida quando um país sofre uma diminuição do PIB (produto interno bruto) por dois trimestres consecutivos. No entanto um dos efeitos do novo Coronavírus é que a paralisação da maioria das indústrias, além das pequenas e médias empresas, vem provocando um efeito devastador que já é possível ser notado quando existe uma recessão mundial. Especialistas da área financeira já estimam que as consequências causadas pela a pandemia, devem se alastrar, causando assim dificuldade extremas por meses é até anos.


A recuperação é possível, claro que sim, mesmo assim sabemos que o mundo ainda sofrerá consideravelmente antes mesmo que possamos ver uma mudança desses efeitos causados pela a recessão. Mas como podemos nos preparar para vencer as circunstâncias atuais? Como é possível vencer o medo para não permitir que sejamos dominadas?


Como surge o medo e até que ponto ele pode ser benéfico.


O medo é uma emoção natural e poderosa que age através de reações do indivíduo, que sofrem efeitos bioquímicos que são caracterizados pela a resposta estímulos externos ou internos: como o perigo e as preocupações; podendo ser manifestados de diversas maneiras. Isso se deve pois o cérebro libera hormônios que aumentam; inclusive; com a frequência cardíaca e respiratória. O medo nos prepara para enfrentar o “perigo”, podendo nos levar a evitar os riscos de acidentes, por exemplo.


Quando nos deparamos com uma situação inusitada, ou sabemos que temos que enfrentar algo desconhecido é natural que o medo venha a causar sensações que servem como forma de proteção. Porém quando o medo também pode ser irracional, quando não existe uma explicação lógica. Pessoas que convivem com o medo irracional excessiva podem estar sofrendo de alguma forma de fobia.


Quando alguém enfrenta uma experiência traumática, ocorre um registro no cérebro levando a guardar informações no nosso banco de memória. Ao registrar essas informações, muitas das vezes arquivamos sentimentos no nosso subconsciente que podem ficar guardadas até por anos sem que nós nos demos conta, até que enfrentamos uma situação semelhante.


Quando o medo pode estar relacionado a algum sinal de alerta mais sério.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil, cerca de 26 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de fobia, sendo o país com o maior número de casos na América Latina. No mundo, cerca de 12% da população enfrenta ou vai experimentar a fobia em algum momento durante a vida. A fobia pode estar associada a outros distúrbios mentais como a depressão e ansiedade, por exemplo.

As fobias mais comum são:

  1. Fobia social - medo de exposição a ambientes sociais, principalmente quando existe aglomeração de pessoas, como eventos e etc...) Esse tipo de fobia é muito parecido como a Agorafobia que também pode levar ao medo de viajar ou de permanecer em sozinho.

  2. Transtorno de pânico - quando existe uma reação recorrente de forma irracional a certas situações, ambientes e etc... Durante o episódio de pânico, a pessoa sofre uma sequência de sentimentos e sensações que levam ao descontrole emocional. Porém a crise de pânico pode ocorrer sem um estímulo externo, somente através do pensamento sem controle. Pessoas que sofreram com uma ou mais episódios de pânico, afirmam que chegam a acreditar que estão morrendo. A falta de ar, a alteração dos batimentos cardíacos, tontura, as mãos frias e até a ânsia de vômito podem ser algumas das reações durante a crise de pânico.

  3. Fobias por algo específico - Um exemplo clássico é o medo de barata que pode gerar reações descontroladas que pode até levar a pessoa a evitar a todo custo entrar ou passar por perto do local.

  4. A Aracnofobia - o medo de aranha.

  5. A Zoofobia - o medo de animais de forma geral.

  6. Acrofobia - medo de altura como predios, rodas gigantes e etc..

  7. Claustrofobia - medo de locais fechados.


É possível vencer o medo?


Felizmente é possível sim, superar o medo começando com o entendimento das causas possíveis para poder encarar de frente. É muito importante identificar se o medo possui característica racional ou irracional porque isso pode determinar a maneira como iniciar a superação. Se o medo for de caráter irracional é necessário uma avaliação de um profissional da saúde mental obter o resultado esperado, através de um acompanhamento e técnicas que ajudem na superação.


É necessário lembrar que durante pandemia, precisamos colocar em prática todas as orientações de segurança e de higiene para garantir o máximo se de segurança possível, podendo assim, evitar o contágio e a propagação do Covid-19. É importante também, evitar os exageros e se estar informado de como proceder, principalmente agora que nos preparamos para retornar ao trabalho e a ambientes públicos. Se você tem alguma consulta médica agendada, não deixe de comparecer. Se você percebe que os efeitos relacionados a quarentena podem estar prejudicando o seu equilíbrio mental ou até mesmo a sua saúde física comente com o seu clínico para receber uma avaliação, mesmo que a distância. Se você pode identificar o aumento de um comportamento negativo, como: pensamentos negativos, aumento do consumo de bebidas alcoólicas, perda ou ganho do apetite exagerado. Apesar das principais causas que provocam o medo possam ser de caráter natural, você não precisa viver sofrendo controlada pelo o medo quando esse já domina a sua vida. Procure identificar e encontrar alternativas para superar e assim viver mais feliz e saudável.


2 visualizações0 comentário
bottom of page