top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

O Ciclo da Violência Doméstica.


A violência doméstica se apresenta quase sempre da mesma forma através de um sistema circular que se divide em três fases. Para que possamos entender como esse ciclo acontece precisamos conhecer cada fase.


Fase 1 - Aumento de tensão - constantes conflitos que vao se agravando a cada dia. O clima hostil e inseguro domina o ambiente. A vítima percebe o perigo eminente principalmente quando as #agressões verbais e ameaças ficam mais intensas.


Fase 2 - Explosão da violência - o agressor usa do “descontrole” para atacar a #vítima, podendo ser verbalmente, fisicamente ou psicologicamente. Mesmo que esse ataque aconteça apenas uma vez, a #tensão se torna o risco máximo para a segurança não só contra a vítima mas também contra todos os envolvidos diretamente com o abusador. É durante essa fase que infelizmente muitas mulheres perdem a #vida.


Fase 3 - Lua-de-mel - Após o término da fase da explosão, o agressor entra em um estado de “arrependimento”. É durante essa fase que o pedido de perdão e as promessas de mudança de #comportamento acontecem. As vítimas recebem flores enquanto ainda estão confusas e #machucadas. O então agressor então se torna amoroso, atencioso e romântico. Muitas das vezes as feridas da alma nem mesmo cicatrizaram quando o ciclo recomeça, voltando à fase 1.


Tipos da violência doméstica


Física - qualquer forma do uso de força física como por exemplo: puxar o cabelo, apertar partes do corpo, empurrões, chutes, beliscões, tapas, socos, surras, o uso de objetos contra a vítima, estrangular, obrigar o uso de medicamentos ou drogas, etc...


Emocional - qualquer comportamento que possa fazer com que a vítima acredite que: não merece ser #feliz, que não é nada sem ele, além de: receber ameaças contra os filhos, sofrer humilhações na frente de outras pessoas, Quando a vítima não se “comporta” como esperado, sofre punição diversas como forma de levar a pessoa se sentir culpada. Reverte facilmente os erros fazendo com que vítima acredite que está “imaginando” coisas. Persegue a vítima usando ameaças para #constranger a própria. Cria situações no local de trabalho com a intenção de colocar o emprego em risco.

etc...


Social - o controle que envolve o relacionamento com outras pessoas, assim como: crítica ou impede de ter contato com amigos e parentes. Usa o argumento de que certas pessoas são nocivas à vítima ou ao relacionamento do casal. Controla chamadas telefônicas e mensagens nas redes sociais, obrigando a apresentar todas as senhas. Rastrear cada passo da vítima usando a desculpa de que só tem a intenção de proteger. Fica irritado quando não atende uma chamada ou responder imediatamente às mensagens de texto. Impede que a vítima continue participando do ambiente religioso ou obrigando a se vestir e se comportar dentro de determinados padrões pré-estabelecidos pelo próprio #abusador.


Sexual - obriga a praticar atos sexuais contra a vontade da vítima. Não permite o uso de métodos contraceptivos. Usa o #sexo como uma arma para dominar ou controlar a vítima. Culpa a vítima de ser responsável por ser infiel, já que não “cumpre” com as obrigações ou não corresponde os desejos.


Financeira - qualquer #ação com a intenção de controlar as finanças da vítima. O abuso financeiro pode se caracterizar de forma a controlar: o salário, as contas no banco, todos os gastos (todas as compras devem passar pela #aprovação). Ameaça a retirar os recursos financeiros ou obriga a vítima a não contribuir com o #sustento dos dependentes. Usa o dinheiro da vítima sem autorização para uso próprio.


Patrimonial - muito parecida com a violência financeira, a violência patrimonial envolve o abuso ou dano aos bens da vítima. Exemplo: desfazer dos pertences da vítima sem consentimento, vender ou falsificar documentos com a intenção de tomar patrimônios, assim como: carro, casa, herança.


Como identificar quando alguém está vivendo um relacionamento abusivo.


No livro Superando Um Passado Violento de minha autoria, faço sugestão para que o leitor responda algumas perguntas com o objetivo de #identificar os sinais de abuso.


Como Se Proteger da Violencia Doméstica


O primeiro passo para #superar a violência doméstica é sair do domínio do agressor. Sem o conhecimento, tanto sobre a violência como dos direitos e formas de apoio a vítima, sair de um relacionamento abusivo se torna muito difícil. Cada pessoa possui características próprias, assim como experiências de vida que podem determinar o momento de dar o fim ao relacionamento abusivo. Estudos afirmam que existem 72 motivos pelos quais a vítima apresenta dificuldade para tomar a decisão que leve ao fim do relacionamento. É fundamental que pessoas que convivem com alguém está sofrendo abuso ofereça apoio, porém jamais faça crítica, principalmente faça comentários que provoque o aumento do sentimento de culpa ou desconfiança.


Para se #proteger da violência doméstica é importante estar constantemente atento aos #sinais de abuso da parte do abusador. Além disso, ter conhecimento não só dos direitos mas também das organizações que oferecem apoio legal e psicológico às vítimas. No entanto, é fundamental que o tema sobre a #prevenção da violência contra mulher deve fazer parte dos diálogos entre os filhos e filhas, amigas e em todos os ambientes ao qual participamos.


Não podemos esquecer que a #denúncia pode salvar vidas. Se você desconfia ou sabe que a vida de alguém está sofrendo abusos graves, DENUNCIE. Se você desconfia que é vítima da violência doméstica, DENUNCIE. Se você vive com medo de ser a “próxima vítima”, DENUNCIE. Vamos contribuir para evitar que assim como o caso da Nathalia, outras vidas venham a ser destruídas


Para maiores informações ou para orientação ligue para o número 180 (Brasil) ou entre em contato com alguma organização que ofereça apoio e assistência para as vítimas da violência doméstica.


Em caso de risco imediato ligue para 911 (Estados Unidos)


Adquira o livro Superando Um Passado Violento, Histórias de Superação da Violência Doméstica acessando a página principal do website da Plataforma Digital Feminina.


Deixe seu comentário e acesse Instagram da PDF @plataformadigitalfeminia https://www.instagram.com/reel/CqO2_icAUSF/?igshid=MWZjMTM2ODFkZg==




2 visualizações0 comentário
bottom of page