top of page
Buscar
  • Foto do escritorLidia Ferreira

Aumente o Seu Valor - Para Reinar Em Tempos de Crise.


Talvez você conheça verdadeiramente o seu valor como mulher, porém a grande maioria de nós não reconhecemos a importância da grandeza do papel que possuímos durante a nossa existência. Nas próximas semanas estaremos abordando sobre o seu valor, ou melhor, o nosso valor como #mulher.


Estamos encerrando o mês de agosto que marca o início da reta final desse ano tão difícil de 2020. Um ano de muitos desafios para toda a humanidade, pois a pandemia do Covid-19 veio dar uma chacoalhada em todos nós sem pedir licença. No entanto uma oportunidade nova sempre surge para todos durante uma #crise. Mas qual seria a razão pela a qual a grande maioria das pessoas não consegue enxergar essa possibilidade de #crescimento pessoal?


Um dos motivos que impede de enxergarmos as oportunidades é a falta de conhecimento do nosso #valor. Sem ter um conhecimento profundo de nós mesmas ficamos expostas às mudanças repentinas da vida que podem acarretar uma enorme instabilidade emocional que afeta a maneira como encaramos as dificuldades. Não podemos evitar as dificuldades, mas podemos aprender a nos preparamos para fortalecer a nossa resiliência e assim adquirir um maior conhecimento, não só dos nossos limites, mas também da nossa capacidade de superação.


Seu valor não está em quem você conhece e muito menos sobre os seus bens materiais. Seu valor vai muito além do que tudo que você possa colocar preço. Um exemplo simples é: quando você vai ao Museu do Louvre em Paris, é impossível resistir, o que provavelmente seja o quadro de maior valor e de reconhecimento no mundo inteiro, que fica exposto em uma das salas mais visitadas só para apreciar Mona Lisa, o quadro de Leonardo da Vinci. O quadro tem um valor inestimável pois representa a maior obra de arte de todos os tempos. Contudo, em 2014; o governo francês chegou a cogitar a possibilidade de vender a obra que tornou da Vinci o artista mais famoso do mundo e transformou a história da arte com a intenção de salvar o país de uma de suas maiores crises financeiras. O quadro na época foi avaliado em $2,5 bilhões de dólares. Louvre recebe cerca de 9 milhões de visitantes por ano, sendo que 80% das pessoas que visitam o Museu do Louvre vão para apreciar Mona Lisa.


Qual é a diferença entre o valor e o preço que a obra de Leonardo da Vinci? O valor nesse caso é tudo que esse quadro representa, tanto para os franceses quanto para a arte, já o preço representa o significado monetário, ou seja, financeiro que não é possível fazer um comparativo em relação ao valor real para a humanidade.


Porém existe algo que poucos se atentam, ninguém fala do valor da figura que foi a inspiração que levou Leonardo da Vinci ser reconhecido como um “gênio” da arte. Quem foi Lisa del Giocondo? Como que aquela expressão misteriosa conquistou tantas pessoas se tornando o retrato mais famoso do mundo? Porque será que poucas pessoas reconhecem o valor de Lisa do quadro Mona Lisa?


O que eu quero dizer com isso?

Mona Lisa é muito mais do que uma das obras mais importantes do mundo, pois além do valor que possui retratou uma mulher pouco conhecida que veio de uma família aristocrata que se casou com um homem viúvo, comerciante de tecido muito bem sucedido, vindo se tornar a sua terceira esposa. Porque será que a obra se torna maior do que o artista ou a pessoa retratada? Você é a obra que retrata a sua vida, onde suas mãos ajudam o próprio artista a transformá-la em um quadro de valor inestimável. Você tem o poder de expressar a sua verdadeira identidade mesmo durante as muitas horas de sofrimento e exposição as diversidades da vida. Através do teu olhar o mundo pode enxergar o seu valor e se você potencializar suas melhores qualidades você poderá ter milhares de pessoas em busca do que você tem para oferecer para esse mundo. Você pode não ser uma obra de arte, mas pode aprender a usar os pincéis de forma apropriada e valorizar a beleza que existe em você como pessoa.


Como Reinar na Crise.

Para sobrevir a qualquer crise além do autoconhecimento, é necessário agir de forma que as suas atitudes possam espelhar quem você é e não como você está em um certo momento por causa das barreiras. Algumas dicas para que você reflita sobre o seu comportamento.


  1. Tenha atitude - Escolha agir agora ao invés de ficar de braços cruzados se lamentando ou se vitimizando em relação a crise. Procure ver a vida por um ângulo novo e tome iniciativa para fazer o que for necessário para te evitar que você vá para a parte mais funda do poço.

  2. Foque em soluções e não nos problemas - você já tem problema o suficiente para encontrar mais um, nesse caso não saber como resolver. Ao invés de ficar perdendo noites de sono pensando nos problemas, passe a buscar soluções.

  3. Encontre um mentor - sempre existe alguém que já enfrentou algo parecido com o que você está passando agora. Mas preste atenção, você deve encontrar alguém que possa de dar apoio te ajudando a direcionar os seus passos, no entanto, jamais se torne dependente desta pessoa. Sua gratidão é fundamental, tanto em relação a situação que você está enfrentando quanto para com aqueles que estão junto com você nesse barco, mas cuidado para não admirar demais aqueles que você acredita que estão em um nível melhor do que o seu. A admiração jamais pode ser usada para subjugar a sua capacidade de vencer. Precisamos um dos outros mais no final nós é que fazemos a escolha do que queremos para as nossas vidas.

  4. Tenha objetivos - Faça um planejamento dentro das possibilidades que você tem ao seu dispor atualmente, sempre mantendo em vista que você está em “fase de crescimento”. Aquilo que você tem como objetivo hoje pode ser adaptado para um futuro próximo, porém seus valores jamais poderão ser destruídos ou colocados em riscos somente para alcançar o que você deseja. Os fins NÃO justificam os meios, mas estabelecem os esforços para conquistar algo e demonstra quem você realmente é durante todo o percurso.

3 visualizações0 comentário
bottom of page