Buscar
  • Lidia Ferreira

Dia Internacional de Combate ao Fumo.


O dia 31 de maio é o dia internacional de combate ao fumo. Mesmo com tantas campanhas de conscientização, o número de dependentes da nicotina ainda é altíssimo. Segundo a Organização Mundial da Saúde; no mundo; existem mais de 1.1 bilhão de fumantes, sendo que 80% fazem parte das classes baixa e média. No Brasil existem cerca de 19 milhões de fumantes e nos Estados Unidos são 34.4 milhões. O cigarro mata até metade dos usuários, o que representa 7 milhões de pessoas por ano. Sem contar com os que morrem por doenças relacionadas a exposição ao cigarro por conviver com fumantes.


Como podemos combater esse mal?

Muitas pessoas que são dependentes do cigarro gostariam de parar de fumar ou já tentaram ao menos uma vez. Muitas conseguem permanecer um período longe do cigarro, mas acabam voltando ao vício. A informação é a melhor maneira de convencer alguém quais são os malefícios que o cigarro pode fazer a saúde. Responsável pelo o desenvolvimento de mais de 50 doenças; o uso tanto do cigarro, como também do: charuto, cachimbo, o cigarro eletrônico e outros está relacionada .


Alguns malefícios do tabagismo são:

1 - Aumenta a risco de câncer no pulmão e garganta

2 - Aumenta o risco de impotência sexual masculina - o tabagismo provoca o risco de impotência sexual masculina até 85%.


3 - O uso do cigarro pode influenciar a fertilidade tanto feminina quanto masculina - mulheres que fumam que fumam cerca de 20 cigarros por dia tem o risco de infertilidade reduzida de 25%. Os homens fumantes podem produzir espermatozóides com anomalias levando a dificuldade na hora da fecundação, mesmo quando a parceira não possui nenhum tipo de problema reprodutivo.


4 - O fumo prejudica a saúde de fumantes passivos - crianças, mulheres grávidas, além de idosos e pessoas que estão expostas ao efeitos nocivos do tabagismo são consideradas fumantes passivas. Nos adultos, os fumantes passivos, ou (second-hand smoke) podem desenvolver doenças cardiovasculares e respiratórias, além do câncer. Os bebês podem sofrer morte súbita e recém-nascidos filhos de fumantes possuem o risco maior de nascerem com baixo peso. Crianças que fazem parte do grupo de fumantes passivos, sofrem mais de: alergia, problemas respiratórios, infecções e do risco maior de se tornarem fumantes na fase adulta.


5 - O cigarro gera mau hálito - existe um aumento de bacterias na boca provocado pela a nicotina.


6 - Tabagistas sofrem maior risco de câncer no pescoço e cabeça - cerca de 90% dos pacientes de câncer na cabeça ou pescoço são fumantes além de combinarem o álcool em mais de 70% dos casos.


7 - Prejudica a visão - Além de provocar a síndrome de olho seco, o fumo também pode provocar catarata glaucoma e outras doenças relacionadas a visão.


8 - Fumo altera o paladar e o olfato - Normalmente pessoas que fumam perdem a capacidade de sentir o odor da nicotina que seu próprio corpo elimina. Como o paladar também é prejudicado pelo o fumo, muitos fumantes reclamam de não conseguirem perceber o sabor dos alimentos.


9 - Fumar leva ao envelhecimento precoce - o consumo de mais de 450 substâncias tóxicas contidas no cigarro provoca o envelhecimento precoce além de prejudicar a pele aumentando as rugas. Se você quer se manter com aparência jovem por mais tempo, escolha viver longe do cigarro.


10 - Fumar provoca doenças neurológicas - o cérebro também é afetado pelas as substâncias nocivas do cigarro. Uma dessas substâncias é o acetato de chumbo que não é eliminado pelo o organismo, que além de provocar alterações cerebrais também provoca #câncer.


A dependência da nicotina é o principal fator que leva os fumantes a não conseguirem abandonar o cigarro. A facilidade de acesso ao cigarro, além do baixo custo aumenta a facilidade de um maior número de pessoas ao tabagismo. A necessidade de medidas direta de combate ao fumo tanto dos responsáveis pela a saúde pública como de cada um de nós é muito grande. Precisamos conversar com os membros de nossa família, além com: os responsáveis da área médica, representantes políticos, pais e professores. É muito importante que possamos apoiar os fumantes a largarem o vício sabendo que são muitos os motivos aos quais levam uma pessoa a manter o hábito de #fumar.

Normalmente, os fumantes so conseguem abandonar definitivamente o cigarro depois de 3 a 4 tentativas. Para encorajar você a parar de fumar ou a ajudar uma pessoa querida a deixar o tabagismo veja algumas dicas.

* Faça um plano - antes de começar a parar de fumar, faça um planejamento. Erra quem decide parar repentinamente sem antes de cercar de apoio e informações de como agir na hora de largar o cigarro.

* Se prepare - o primeiro passo para abandonar o fumo é a vontade de parar de fumar. Certifique-se que você está decidida a parar, especialmente porque é um desafio muito grande conseguir se livrar de um mau hábito que na maioria das vezes te persegue por muitos anos. Então avalie quais são os seus reais motivos que levam a você a tomar essa decisão muito importante.


O risco da abstinencia.

Cada pessoa tem uma reação diferente na hora de abandonar o tabagismo. Alguns demonstram maior dificuldade do que outras pessoas na hora de parar de fumar, porém é bastante comum sofrer da abstinência da nicotina. A abstinência pode provocar reações físicas e psicológicas e por essa razão é muito importante o acompanhamento de um profissional da área médica para que o fumante recebe, tanto orientação quanto apoio durante os primeiros meses para que um resultado positivo.


Dor de cabeça

Dificuldade de concentração

Alteração no #sono

Agressividade

Mudanca nos hábitos intestinais

Tonteira


Reconhecendo que a dependência química da nicotina é um dos fatores que dificulta abandonar o cigarro definitivamente é essencial que todos entendam que não é a falta de vontade que faz com que o fumante nao consiga parar. Mas ao pensar nos benefícios a saúde para quem consegue parar de fumar contribui para fortalecer a determinação e vencer todas as barreiras.

O corpo de quem decide parar de fumar começa a manifestar os benefícios para a saúde com apenas 8 horas após o último cigarro.


Os principais benefícios a saúde de quem para de fumar sao:

a ) Pressão arterial estabiliza;

b) Recuperar tanto o paladar quanto olfato - cerca de dois dias após o último cigarro;

c) Normaliza a taxa de oxigênio no sangue;

d) Reduz o risco de cânceres;

e) Aumenta condições financeira - até a saúde financeira pode ser influenciada para quem para de fumar, pois a economia feita pode ser percebida no bolso;

f) Melhora a condição da pele e cabelo - pouco tempo depois do último cigarro é possível perceber a mudança significante tanto para a saúde do cabelo quanto da pele. Além disso, a pele começa a recuperar a elasticidade proporcionando uma aparência mais saudável. O principal fator para que isso aconteça é que o oxigênio volta a circular na corrente sanguínea livremente levando assim os nutrientes fundamentais para a saúde da pele;

g) A saúde bucal é restabelecida - os dentes deixam de ser prejudicados pelas as substâncias químicas podendo até recuperar a coloração natural;

h) Aumenta a capacidade respiratória - pessoas que param de fumar geralmente param de sofrer com a tosse provocada pelo o #cigarro cerca de 9 meses depois;

Melhora atividade sexual;

i) Ganha disposição física - com mais energia o ex-fumante percebe o corpo mais disposto e menos cansado, principalmente durante ou após atividades física simples como subir escadas;

j) Aumenta a longevidade - Sabendo que o cigarro mata metade dos #fumantes para quem consegue vencer a dependência o aumento da longevidade é real. Mesmo para pessoas que deixam de fumar após os 60 anos é possível ganhar 3 anos de vida enquanto essa decisão acontece aos 30 anos é de 10 anos.


Falar sobre a dependência do cigarro e outros tipos de tabacos é algo muito sério e que requer muita disposição e apoio para conseguir vencer esse mau. Porém felizmente cada vez mais o número de fumantes está reduzindo, mesmo assim é preciso estar atento não somente aos sinais dos sintomas das doenças relacionadas ao fumo, como também tomar medidas para que tanto os adolescentes de #jovens venham a se tornar mais uma #vítima.


Por isso escolha viver de forma saudável não só hoje mais todos os dias. Tenha uma vida de qualidade e feliz aproveitando intensamente o que você tem de mais precioso, a sua #saúde.

3 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

@2018 Copyright Plataforma Digital Feminina